Tags: ENEM

 

Manter uma rotina de estudo, para alguns, pode ser algo difícil. E quando falamos em EAD, é fato que a autodisciplina e a gestão de tempo devem ser muito maiores do que em cursos presenciais. O aluno, no curso EAD, terá um controle muito maior do conteúdo e das próprias matérias, sendo necessário que ele mesmo faça seus horários de estudo.

No entanto, essas características também fazem com que a modalidade EAD desenvolva o aluno muito além da matéria, avançando o campo das habilidades comportamentais. Ele irá adquirir qualidades importantes e altamente valorizadas no mercado de trabalho, como a autogestão, a organização, a concentração, o foco, entre muitas outras!

E quando falamos em organização, um bom planejamento de estudos é ideal. Esse planejamento irá te dar um norte de onde começar a estudar, além de poder ser feito de forma simples, a longo prazo e ainda poupando seu tempo nos estudos!

Quer saber mais sobre planilha de estudos, por que montar uma e como fazer isso? Continua lendo que vamos dar todas as dicas!

 

Motivos para usar uma planilha de estudos

Ainda tem dúvidas se deve ou não investir seu tempo em uma planilha de estudos? Separamos alguns motivos importantes que podem te convencer nessa jornada:

 

Organização

Ter uma organização consistente pode te ajudar a se localizar na matéria, fazendo com que você não se perca no meio do caminho. E é aí que a planilha de estudos entra! Com a planilha, você organiza os ciclos de estudo, o seu tempo, as metas e objetivos, as provas e trabalhos, eventos acadêmicos, entre muitos outros! É possível organizar toda a sua vida acadêmica em apenas um lugar. 

Isso também ajuda que outras áreas da sua vida se mantenham organizadas! Como a sua vida financeira, a sua vida social, o seu tempo de lazer… Com tudo em harmonia, você evita ter de pular momentos especiais para estudar e não perde a data de uma prova!

Disciplina

A organização é uma característica que leva diretamente à disciplina. Com a planilha de estudos, você organiza um ciclo e faz com que estudar se torne um hábito de forma natural. 

Organizando as matérias, tudo o que você já fez e tudo que ainda falta fazer, você garante maior controle do seu tempo e maior disciplina na sua vida.

Dessa forma, você pode deixar seus estudos mais leves, além de poder aplicar essa disciplina em toda sua vida. Com suas metas de estudos bem definidas, a vontade de procrastinar diminui, e você terá menos chances de deixar uma tarefa importante pra depois. 

Com essa disciplina presente em sua vida, o próximo passo é comemorar as vitórias e permanecer firme pra vencer cada etapa!

organização de estudos planilha

Autogestão

A habilidade de gerir você mesmo é algo que o mercado de trabalho valoriza e busca constantemente. Com uma planilha de estudos você tem o primeiro contato com essa habilidade. 

Ela permite que você tenha controle do que deve estudar, como deve estudar e quando estudar, sem ninguém para cobrar as tarefas, apenas você e sua consciência. Essa autonomia garante benefícios em várias área do mercado e da vida.

Quando você inclui uma planilha de estudos na sua rotina e tem a disciplina e o foco para seguir a risca, a autogestão começa a ficar cada vez mais simples e intuitiva na sua vida. E é possível que você comece a desenvolver também o espírito de liderança!

Alcance de metas

Ao conseguir identificar em uma planilha todas as suas matérias, provas, trabalhos, você pode adaptá-la às suas metas! Se o seu objetivo é passar no vestibular, você sabe que terá que estudar uma quantidade diária de matérias e conteúdos. Se a sua meta é tirar notas boas, você sabe o quanto terá que estudar até a data das provas.

Com uma planilha de estudos, as metas e objetivos ficam mais palpáveis, e você conseguirá visualizar o caminho necessário para chegar até lá. Esse mecanismo também pode auxiliar na autoconfiança, na percepção e na autonomia. Você sabe que se seguir aquele trajeto, as chances de conseguir são quase certas.

 

Formas de fazer uma planilha de estudos

As planilhas de estudos podem ser feitas de forma bem simples, além de serem flexíveis para se adaptar ao seu estilo de estudos e aos seus objetivos. As plataformas e meios para criar a sua também são diversificados. Por isso, explicamos algumas delas para você escolher qual é melhor para suas necessidades. Vamos lá?

 

Planilha de estudos no excel

Com o Excel, você poderá montar planilhas altamente personalizadas, flexíveis e extremamente práticas para o dia a dia. É possível criar tabelas feitas sob medida, calendários e até gráficos de estudo. 

É uma das opções preferidas dos mais criativos e fornece a maior quantidade de informações para quem deseja um panorama completo. 

O Excel é capaz de receber todas as informações que você deseja aplicar na planilha sem perigo de ficar excessivo ou desorganizado. Na montagem, ao achar a melhor forma de organizar suas informações, você ainda pode replicar para as outras semanas ou meses de forma extremamente simples.

Além disso, você pode subir ou até fazer sua planilha direto no seu Drive do Google. Dessa forma você ainda tem a vantagem de poder abrir ela em qualquer lugar apenas acessando a sua conta no Google Drive.

Mas claro que há alguns pontos fracos do método. Um dos contras de montar uma planilha no Excel é a alta complexidade, pois para fazer modelos mais completos e criativos, você pode precisar de um nível de conhecimento maior da plataforma. 

Além disso, para pessoas que gostam de imprimir a planilha e se organizar no papel, esse método pode não ser o mais indicado. Dependendo da quantidade de informações, você pode perder um pouco em experiência ao optar pela impressão.

planilha estudos

Planilha de estudos para imprimir

Alguns estudantes gostam de ser mais visuais e menos metódicas na criação de um cronograma de estudos. Por isso, ter a planilha impressa, de forma física, pode ser melhor pra essas pessoas. 

A planilha impressa tem a facilidade de poder ser levada para qualquer lugar, basta colocar com os materiais de estudo e pronto! Esse modelo é perfeito para quem não usa muito a tecnologia para estudar, portanto, também facilita a organização.

Esse tipo de planilha pode ser feito em diversos programas. Você pode fazer no Word, no Excel, no Google Docs, usando softwares específicos e até mesmo baixando um modelo pronto na internet!

A maior desvantagem é que sempre tem o risco de perdê-la, e nesse caso, começar uma outra do zero. A maior vantagem é poder facilmente replicá-la, podendo imprimir mais de uma para usar mensalmente.

 

Planilha de estudos à mão

Esse tipo de planilha é perfeita para os mais criativos, os que gostam de escrever e de ter sempre controle do que se estuda a mão. Ela também pode ser feita de diversas formas, de acordo com a sua necessidade. 

Você pode personalizar onde quer fazer, podendo utilizar desde papel até quadros, ou, até mesmo, usando uma agenda.

É fato que você deve dividir de forma organizada o que estudar e como estudar, além de datas e provas. Mas o local não importa: use a sua imaginação!

Esse modelo é o que mais proporciona liberdade ao aluno, por isso, é necessário muito mais disciplina para fazer e seguir. Isso pode ser considerado um ponto fraco para os mais desmotivados. 

Mas aos criativos, esse tipo de planilha pode ser um ponto forte. Por isso, sempre busque o que se adapta ao seu estilo de estudo e às suas necessidades!

Planilha de estudos online

A planilha online é uma das formas mais seguras de dividir e organizar seus estudos. Como é online, você pode entrar de qualquer lugar apenas com acesso à internet. Além disso, você também pode utilizar diversas plataformas para acessar essa planilha, como PC, smartphone, tablet, entre outros.

Com a grande variedade de sites, programas e softwares de produtividade e organização, você pode facilmente montar a sua da forma que quiser, com grande liberdade e flexibilidade. 

É possível utilizar desde uma planilha online, um site como o Trello, ou um aplicativo, como o Evernote. As possibilidades são bastante variadas!

O ponto fraco de deixar a planilha online deste modelo é que, se você precisar estudar em algum lugar que não possua acesso à internet, pode ser que fique perdido. Por isso, sempre tenha em mente os seus pontos fortes e as suas limitações na hora de estudar.

Outra opção é encontrar uma planilha para baixar, e assim você não precisa nem se preocupar em montar. Até mesmo nesses aplicativos mencionados, você encontra opções prontas para aproveitar e adaptar conforme a sua rotina de estudos. 

 

Dicas para fazer sua planilha para estudar

Para começar sua planilha e definir qual é a melhor para suas necessidades, você deve primeiramente separar suas ideias, suas metas e o método que você se sente mais produtivo estudando. Em seguida, siga os seguintes passos:

planilha estudos

Defina um tempo para cada matéria ou conteúdo

Ao definir um tempo separado para cada conteúdo, você garante que nada fique de fora, além de organizar melhor o seu tempo do dia todo. Assim, você gasta menos tempo perdido tentando se organizar, e mais tempo focado na ação!

Intercale os assuntos

Passar muito tempo preso a apenas um conteúdo pode te deixar cansado com mais facilidade. Por isso, alternar os assuntos pode aumentar a sua capacidade de foco e te manter produtivo por muito mais tempo. 

Ajuste conforme sua disponibilidade de tempo

Uma vantagem muito forte da planilha de estudos que deve ser aproveitado é a sua flexibilidade. Você pode fazer a sua gestão de horários de acordo com o horário que você tem disponível. 

Independentemente se você trabalha ou tem mais afazeres e tem menos tempo disponível durante a semana, você pode dividir de forma que fique fácil para você.

Além disso, você também pode aproveitar os horários que se sente mais bem disposto. Por exemplo, há pessoas que odeiam as manhãs. Já há alguns que se sentem mais produtivos neste horário. Use a liberdade a seu favor na hora de criar sua planilha.

Defina horários para começar, terminar e intervalos

Nesse ponto, a disciplina vai contar muito. Ter horários bem definidos para começar e terminar é importante, mas mais importante do que isso é ter motivação para cumprir com esses horários.

Além dos horários de início e término, os horários de intervalos são importantes. Os intervalos vão manter sua produtividade constante e vão eliminar um pouco do seu cansaço. Por isso, use-os com sabedoria!

Passo a passo: como fazer uma planilha de ciclo de estudos

Para fazer sua planilha de estudo, separe o que já falamos até aqui! Defina o seu tempo livre, quantas horas você pretende estudar por dia, quantos dias você pretende estudar por semana, quais são as matérias, as datas de provas e o seu calendário acadêmico. Se ficar mais fácil, vale anotar todas essas informações também.

O mais importante: tenha um calendário a mão na hora de fazer a sua planilha! Você pode escolher um formato semanal ou mensal, dependendo de como achar mais fácil para a sua organização.

Após todas as informações definidas, comece fazendo as colunas de matérias e as linhas de dias. Defina uma logística na hora de intercalar as matérias. Por exemplo, uma matéria que você gosta intercalada com uma matéria que você não gosta. Uma matéria que tem mais dificuldade alternada com uma matéria que você tem facilidade. Assim, nenhum dia ficará pesado demais.

E agora é só repetir esse processo em todos os dias até chegar nas datas das provas! Sempre respeitando seus limites, suas pausas e horários disponíveis.

Viu só como criar uma planilha para te guiar nos estudos pode ser simples? Os benefícios podem ser colhidos durante todo o curso e você poderá também ter outras ideias para aplicar na vida!

A planilha de estudos traz benefícios que vão além da faculdade. E uma organização alinhada com os seus objetivos te proporciona uma clareza maior aliada com a possibilidade de diminuir seus obstáculos!

Por falar em planilha de estudos e organização, leia também: Como administrar o tempo no dia a dia e voltar a estudar?

 

New call-to-action

Inscreva-se no nosso Blog

Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se grátis.

O que você achou dessa publicação?

Deixe o seu comentário abaixo.

BUY On HUBSPOT