Tags: ENEM

O tópico frasal é uma frase utilizada para introduzir um parágrafo e que resume a ideia central dele. 

Pode ter diversos formatos e seu objetivo é organizar o texto e a sequência de informações, situando o leitor.

Um dos melhores usos para o tópico frasal é no Enem. 

Por isso, vamos falar sobre o que é esse recurso, quais são seus tipos e como você pode aplicá-lo na redação do Exame Nacional do Ensino Médio. 

Você vai conferir: 

O que é um tópico frasal? 
Exemplos de tópico frasal 
Conclusão 

Descubra os segredos para tirar nota 1000 na redação do ENEM!

O que é um tópico frasal? 

O tópico frasal é um recurso de escrita utilizado para resumir a ideia central de um parágrafo em uma linha. 

Normalmente, ele vem no início do parágrafo, dando uma prévia para o leitor do assunto sobre o qual tal parágrafo vai tratar. 

A principal função do tópico frasal, então, é organizar as informações, sistematizando a estrutura de um parágrafo e orientando o leitor. 

Isso porque ao utilizar o recurso, você está informando o que vem a seguir. 

Outra função do tópico frasal é melhorar a legibilidade do texto, ou seja, ele ajuda a tornar o texto mais legível e atrativo para o leitor. 

Por isso, é sabido que o tópico frasal é uma boa estratégia a ser utilizada na redação do Enem.

Isso porque você consegue organizar seus argumentos e tornar a redação mais agradável de ler. 

Por exemplo, na redação nota 1000 de Nathaly Nobre, do Alagoas, disponível na íntegra em matéria do G1, ela utiliza o recurso da seguinte maneira: 

  • Além disso, o modo de vida extremamente exaustivo atual é catalisador da problemática, uma vez que nega o cultivo das práticas do autocuidado em prol do máximo rendimento. De maneira análoga, de acordo com Byung-Chul Han, filósofo sul-coreano, em seu ensaio “Sociedade do cansaço”, vive-se a insana procura do ser humano pela alta produtividade em quaisquer meios, mesmo que retire dele os prazeres e a sanidade física e mental. Destarte, há a banalização do aspecto psíquico, porquanto é visto como desnecessário na vivência hodierna e, por conseguinte, a ansiedade e a depressão são absurdamente neutralizadas em razão das poucas políticas públicas incentivadoras e conscientizadoras. 

Na primeira frase, a candidata resumiu todo o argumento do parágrafo. Depois do tópico frasal, ela elaborou esse argumento. 

Exemplos de tópico frasal 

Ao todo, existem seis modos diferentes de construir um tópico frasal, os quais vamos explorar abaixo: 

1 Declaração inicial 

Construir o tópico frasal usando uma declaração inicial significa que você vai fazer uma forte afirmação no início do parágrafo. 

Esse tipo pode ser utilizado para surpreender o leitor e chamar a atenção. 

Depois da declaração inicial, no decorrer do parágrafo, você apresenta seus argumentos e justifica a sua afirmação. 

Para isso, você pode usar afirmações, negações, analogias, etc. 

Um exemplo é como a candidata Isabella Gadelha, do Pará, utilizou o tópico frasal em sua redação nota 1000 no Enem 2020: 

  • Ademais, a carência de representatividade nos veículos midiáticos fomenta o preconceito contra pessoas com distúrbios psicológicos. Nesse sentido, a série de televisão da emissora HBO, "Euphoria", mostra as dificuldades de conviver com Transtorno Afetivo Bipolar (TAB), ilustrado pela protagonista Rue, que possui a doença. A série é um exemplo de representação desse grupo, nas artes, falando sobre a doença de maneira responsável. Contudo, ainda é pouca a representatividade desses indivíduos em livros, filmes e séries, que quando possuem um papel, muitas vezes, são personagens secundários e não há um aprofundamento de sua história. Desse modo, esse processo agrava os estereótipos contra essas pessoas e afeta sua autoestima, pois eles não se sentem representados. 

A candidata começa com a forte afirmação de que a mídia é uma das responsáveis pelo preconceito com doenças mentais. E depois disso, ela explica seus motivos. 

2 Definição 

Já este tipo de tópico frasal utiliza uma definição para resumir seu argumento. É utilizado, nesse caso, uma palavra ou conceito, que será explicado para depois ser discutido. 

Nem sempre a definição dada é aquela que corresponde com o significado da palavra, muitas vezes esse recurso é utilizado para afirmar um posicionamento. 

Por exemplo, a redação nota 1000 de Amanda Rocha, no Enem 2019, utiliza o recurso assim: 

  • Nessa perspectiva, a cultura é imprescindível para a identidade de um povo e, indubitavelmente, o cinema é uma fundamental ferramenta de inclusão e de propagação de valores sociais. Entretanto, de acordo com o geógrafo Milton Santos, no texto "Cidadanias Mutiladas", a democracia, extremamente necessária para a fundamentação cultural do indivíduo, só é efetiva quando atinge a totalidade do corpo social, ou seja, na medida em que os direitos são universais e desfrutados por todos os cidadãos. Dessa maneira, a concentração das salas de cinemas em áreas com alto desenvolvimento econômico e o alheamento de milhares de pessoas a esse serviço provam que não há democratização do acesso à cultura cinematográfica no Brasil, marginalizando grande parcela da sociedade desprovida de recursos financeiros. 

Nós sabemos que a definição de cinema não é “uma ferramenta de inclusão e propagação de valores sociais”, mas a candidata traz a palavra com uma definição que afirma um posicionamento. 

3 Contraste ou comparação 

O recurso de contraste ou comparação, quando utilizado no tópico frasal, traz a ideia de opostos. 

Ele é utilizado para comparar elementos relevantes para a argumentação e, quando bem-feito, demonstra que o autor tem bagagem, senso crítico e criatividade. 

Um exemplo pode ser a redação nota 1000 de Aécio Fernandes, do Rio Grande do Norte: 

  • Outrossim, é igualmente preciso apontar a educação, nos moldes predominantes no Brasil, como outro fator que contribui para a manutenção do preconceito contra as doenças psiquiátricas. Para entender tal apontamento, é justo relembrar a obra "Pedagogia da Autonomia", do patrono da educação brasileira, Paulo Freire, na medida em que ela destaca a importância das escolas em fomentar não só o conhecimento técnico-científico, mas também habilidades socioemocionais, como respeito e empatia. Sob essa ótica, pode-se afirmar que a maioria das instituições de ensino brasileiras, uma vez que são conteudistas, não contribuem no combate ao estigma relativo às doenças mentais e, portanto, não formam indivíduos da forma como Freire idealiza. 

No exemplo, o candidato não apresenta exatamente uma comparação, mas ele traz um contraste no sentido de que a educação, que deveria formar pessoas que veem além dos preconceitos, é quem ajuda a fomentá-lo.

tópico frasal - como usar o recurso para tirar nota 1000 no Enem

4 Divisão 

Utilizar a divisão no tópico frasal significa compartimentar o seu argumento e apresentar cada uma das partes separadamente. 

É uma maneira didática de argumentar e facilita o entendimento do leitor. 

Podemos utilizar a redação nota 1000 de Amanda Rocha novamente para dar esse exemplo: 

  • Outrossim, os preços abusivos de ingressos, a divisão das salas em categorias de conforto e a proibição de entrada de bebidas e alimentos, que não sejam vendidos no estabelecimento, dividem, ainda mais, a sociedade. Isso pode ser explicado pelo teórico Pierre Bourdieu, o qual afirma que todas as minúcias de um indivíduo constituem simbologias que são constantemente analisadas pelo corpo social, isto é, o poder de compra, as características pessoais e o acesso a bens e serviços refletem quem é o homem para outrem. Dessa forma, o alto custo praticado pelas redes cinematográficas violenta simbolicamente aqueles que não conseguem contemplar as grandes telas e aumenta a desigualdade. 

A candidata dividiu a razão para que as salas de cinema não fossem acessíveis a toda população, o que também ajuda a dividir a própria sociedade, em três: preços abusivos, proibição de bebidas e alimentos e categorização das salas. 

5 Alusão histórica 

Como o próprio nome já diz, o tópico frasal que faz uso de alusão história, traz um fato histórico para dar contexto ao seu argumento. 

Pode-se trazer fatos, lendas, tradições, crendices e experiências. O importante é que esse recurso seja eficaz e traga entendimento. 

Na redação nota 1000 de Adrielly Clara, a alusão histórica foi utilizada da seguinte maneira: 

  • Em primeiro lugar, faz-se necessário mencionar o período da Idade Média, na Europa, em que os doentes mentais eram vistos como seres demoníacos, já que, naquela época, não havia estudos acerca dessa temática e, consequentemente, ideias absurdas eram disseminadas como verdades. É perceptível, então, que exista uma raiz histórica para o estigma atual vivenciado por pessoas que têm transtornos mentais, ocasionando um intenso preconceito e exclusão. Outrossim, não se pode esquecer que, graças aos fatos supracitados, tais indivíduos recebem rótulos mentirosos como, por exemplo, o estereótipo de que todos que possuem problema psicológicos são incapazes de manter relacionamentos saudáveis, ou seja, não conseguem interagir com outros seres humanos de forma plena. Fica claro, que as doenças mentais são tratadas de forma equivocada, ferindo a dignidade de toda a população. 

A candidata trouxe um comportamento comum da Idade Média para demonstrar como a falta de conhecimento disseminou crenças equivocadas que perduram até hoje. 

6 Interrogação 

Por fim, o último dos tipos de tópico frasal que podem ser utilizados em um texto é a interrogação. 

Neste tipo, inicia-se o parágrafo com uma pergunta que tem o intuito de despertar a curiosidade do leitor e, também, de fazer com que ele reflita sobre o tema. 

É essencial que a pergunta seja respondida no próprio parágrafo ou nos seguintes. 

Um exemplo pode ser: 

  • “Aumentar a carga de impostos vai, de fato, melhorar a saúde no Brasil? O contribuinte desacreditou do sistema, pois tira cada vez mais dinheiro do bolso e não vê retorno nas áreas administradas pelo Estado. Por isso, o povo se sente lesado. 

Conclusão 

Esperamos que, ao chegar ao final deste artigo, o tópico frasal tenha ficado claro para você. 

Todos os trechos de redações nota 1000 mostrado aqui estão disponíveis na íntegra em matéria do G1 que você pode acessar aqui e aqui. 

Leia também: 

Como fazer uma introdução: exemplos, frases e o que evitar 

Como calcular a nota do Enem e como usá-la [Guia 2022] 

Exemplos de redação dissertativa: tire nota 1.000 no Enem! 

Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se grátis.

Inscreva-se no nosso Blog

Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se grátis.

O que você achou dessa publicação?

Deixe o seu comentário abaixo.

BUY On HUBSPOT