Tags: ENEM

Educação é um tema que está sempre em discussão na sociedade. Por isso, sempre há grandes chances da proposta de redação do Enem estar relacionado com o assunto.

Fazer uma redação sobre educação exige não apenas a capacidade de solução de um problema social, mas também ter referências sobre o assunto.

Pensando nisso, a seguir, explicamos como desenvolver uma redação sobre educação e apresentamos algumas dicas para tornar seu texto mais rico!

Aqui vamos abordar:
A estrutura ideal de uma redação sobre educação
Dados sobre educação para incluir no seu repertório
Filmes e séries sobre educação que podem ser usados na redação
Citações sobre educação para usar na redação
Exemplo de redação sobre educação nota 1000 do Enem

Descubra os segredos para tirar nota 1000 na redação do ENEM!

A estrutura ideal de uma redação sobre educação

A redação do Enem é do tipo dissertativa-argumentativa. Ou seja, exige que o estudante apresente bons argumento para defender seu posicionamento e proponha uma solução para o problema em questão.

Uma redação dissertativa argumentativa precisa ter:

  • introdução (1 parágrafo);
  • desenvolvimento (2 parágrafos);
  • conclusão (1 parágrafo).

Essa é a estrutura padrão, podendo ser aplicada às mais diversas temáticas.

Para desenvolver uma redação sobre educação, é preciso entender qual exatamente é o tema (leia com atenção os textos de apoio) e, depois, organizar suas ideias.

Abaixo, explicamos mais sobre como estruturar sua redação:

Introdução

A introdução deve conter duas partes – a apresentação do tema e a explicitação da tese.

Para isso, vale trazer dados e citações nesse parte da redação.

Lembre-se que a tese é o ponto de vista que vai ser defendido ao longo do texto, ou seja, a opinião do autor do texto sobre o tema proposto.

Desenvolvimento

O desenvolvimento é o espaço para comprovar a tese apresentada na introdução, utilizando argumentos bem fundamentados.

Talvez você não saiba, mas a argumentação é composta por duas partes: a fundamentação e a análise do fundamento.

Na fundamentação, o autor deve buscar provas de que seu ponto de vista está correto.

São considerados bons fundamentos citações de autoridade, referências históricas, conceitos teóricos consagrados, notícias publicadas em jornais de qualidade, etc.

Na análise do fundamento, o redator deve explicitamente demonstrar qual é a relação entre a prova levantada e a tese proposta.

Conclusão

Na conclusão, o autor deve apresentar uma proposta de solução para o problema levantando. Para isso, é preciso apresentar soluções práticas e detalhadas.

Uma boa proposta de solução deve conter:

  • Agentes (quem executará);
  • Ações (o que será feito);
  • Meios (como a solução será produzida);
  • Efeitos (o que gerará a aplicação da solução).
Redação sobre educação - mão segurando mini globo com lapela

Dados sobre educação para incluir no seu repertório

Trazer dados em sua redação sobre educação mostra conhecimento e interesse sobre assunto, além de indicar que você é um estudante que se preocupa em buscar informações embasadas.

Considerando o tema educação, confira alguns dados coringa que podem ajudar a construir o seu texto:

Impacto e evasão escolar com a pandemia

Em 2020, primeiro ano da pandemia, o Censo Escolar mostrou que 2,3% dos alunos matriculados no ensino médio deixaram as escolas antes de concluir o ano letivo. E essa taxa teve um aumento de 5% em 2021.

De acordo com a pesquisa, as regiões mais pobres foram as mais impactadas, com taxa de abandono geralmente superior que a do resto do país. É o caso da região Norte, com cerca de 10% de abandono.

Educação e inclusão

Realizada pelo IBGE em 2019 e divulgada em agosto/2021, a Pesquisa Nacional de Saúde evidenciou o cenário excludente e desigual enfrentado pelas pessoas com deficiência no Brasil.


Falando de educação, o levantamento mostrou que aproximadamente 70% das pessoas com deficiência, com idade mínima de escolarização, possui no máximo o ensino fundamental incompleto.

Além disso, segundo a pesquisa, dentre as pessoas com deficiência, aquelas com deficiência intelectual encontravam-se em situação de maior desvantagem.

Afinal, elas configuravam o menor percentual de pessoas com pelo menos ensino médio completo e o maior percentual sem instrução ou com ensino fundamental incompleto.

Desigualdade social na educação

Segundo levantamento do Mapa da Aprendizagem 2019, a desigualdade entre alunos ricos e pobres no Brasil está entre as maiores do mundo.

Os dados desse levantamento mostram que, em todas as provas, o grupo de brasileiros entre os 33% dos alunos de todo o mundo com nível socieconômico (NSE) mais alto teve nota média mais de 100 pontos acima dos 33% de alunos com nível socioeconômico mais baixo.

Considerando todos os 80 países participantes do Pisa 2018, a desigualdade brasileira é a quinta maior em matemática, e a terceira maior em leitura e em ciências.

Filmes e séries sobre educação que podem ser usados na redação

Citar filmes e livros na redação sobre educação é outra maneira de mostrar que seus conhecimentos vão além dos formais e que você é um estudante com referências do mundo real.

Veja alguns filmes relacionados ao tema para você citar na redação e chamar atenção dos avaliadores.

Escritores da Liberdade (2007)

Baseado em fatos reais, conta a história da professora Erin Gruwell, que participou ativamente da inclusão da população negra marginalizada na escola em que trabalhava. Além do tema da inclusão, o filme também aborda tolerância, respeito e diversidade, outros temas muito importantes para uma redação sobre educação.

Malala (2015)

Malala é uma das maiores ativistas atuais na luta pelo direito à educação das mulheres. O documentário conta sua história: em 2012, foi baleada na cabeça quando membros do Talibã invadiram um ônibus que levava as meninas para a escola. De acordo com o grupo armado, mulheres não têm direito à educação.

“Uma criança, um professor, um livro e uma caneta podem mudar o mundo” é uma frase de Malala, que se tornou slogan não apenas do documentário, mas de todo o movimento em prol ao direito à educação.

Filhas do Destino (2017)

É um filme que trata da relação entre educação e desigualdade social. O enredo do documentário de 4 episódios fala sobre 5 meninas das comunidades mais pobres da Índia que são aceitas em uma escola que tem como visão oferecer o máximo de oportunidades para saírem da pobreza extrema.

Nunca me sonharam (2017)

Documentário brasileiro, retrata a situação da educação pública a partir da visão de diferentes jovens, em dez estados diferentes. Tem o intuito de mostrar as diferenças educacionais em cada região do país, assim como salientar a pluralidade dos jovens brasileiros.

Citações sobre educação para usar na redação

Outra alternativa para enriquecer sua redação é utilizar citações de pensadores, estudiosos e ativistas.

As citações são fáceis de lembrar e também demonstram um conhecimento amplo e interdisciplinar do estudante, algo muito valorizado na redação.

Confira algumas que podem ajudá-lo:

  • “A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo” – Nelson Mandela

Nelson Mandela foi ex-presidente da África do Sul, líder político e ativista contra o apartheid, regime de separação de brancos e negros no país. Recebeu o Nobel da Paz, em 1993.

  • “A educação é a chave para abrir outros direitos humanos” – Katarina Tomasevski

Katarina Tomasevski foi a primeira relatora especial das Nações Unidas (ONU) sobre o direito à educação da Comissão de Direitos Humanos das Nações Unidas.

  • “Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo” – Paulo Freire

Paulo Freire foi um filósofo e educador brasileiro, hoje considerado o patrono da educação brasileira e um dos pedagogos mais importantes de todo o mundo. Ele entende a educação como ferramenta de mudança. Ficou conhecido por alfabetizar adultos em apenas 40 dias, seguindo sua própria metodologia.

  • “Eduquem as crianças, para que não seja necessário punir os adultos” – Pitágoras

Um dos maiores filósofos da história, Pitágoras já entendia, ainda na Grécia Antiga, que a educação era o melhor caminho para mudanças positivas na sociedade.

Exemplo de redação sobre educação nota 1000 do Enem

Confira a seguir um exemplo de redação sobre educação que ganhou nota 1000 (máxima) no Enem.

Apenas 53 pessoas tiraram nota máxima na edição de 2017. O tema foi Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil.

Confira o texto:

Na mitologia grega, Sísifo foi condenado por Zeus a rolar uma enorme pedra morro acima eternamente. Todos os dias, Sísifo atingia o topo do rochedo, contudo era vencido pela exaustão, assim a pedra retornava à base. Hodiernamente, esse mito assemelha-se à luta cotidiana dos deficientes auditivos brasileiros, os quais buscam ultrapassar as barreiras as quais os separam do direito à educação. Nesse contexto, não há dúvidas de que a formação educacional de surdos é um desafio no Brasil o qual ocorre, infelizmente, devido não só à negligência governamental, mas também ao preconceito da sociedade.

A Constituição cidadã de 1988 garante educação inclusiva de qualidade aos deficientes, todavia o Poder Executivo não efetiva esse direito. Consoante Aristóteles no livro "Ética a Nicômaco", a política serve para garantir a felicidade dos cidadãos, logo se verifica que esse conceito encontra-se deturpado no Brasil à medida que a oferta não apenas da educação inclusiva, como também da preparação do número suficiente de professores especializados no cuidado com surdos não está presente em todo o território nacional, fazendo os direitos permanecerem no papel.

Outrossim, o preconceito da sociedade ainda é umgrande impasse à permanência dos deficientes auditivos nas escolas. Tristemente, a existência da discriminação contra surdos é reflexo da valorização dos padrões criados pela consciência coletiva. No entanto, segundo o pensador e ativista francês Michel Foucault, é preciso mostrar às pessoas que elas são mais livres do que pensam para quebrar pensamentos errôneos construídos em outros momentos históricos. Assim, uma mudança nos valores da sociedade é fundamental para transpor as barreiras à formação educacional de surdos.

Portanto, indubitavelmente, medidas são necessárias para resolver esse problema. Cabe ao Ministério da Educação criar um projeto para ser desenvolvido nas escolas o qual promova palestras, apresentações artísticas e atividades lúdicas a respeito do cotidiano e dos direitos dos surdos. - uma vez que ações culturais coletivas têm imenso poder transformador - a fim de que a comunidade escolar e a sociedade no geral - por conseguinte - conscientizem-se. Desse modo, a realidade distanciar-se-á do mito grego e os Sísifos brasileiros vencerão o desafio de Zeus.

Aqui você pode conferir outros exemplos de redação nota 1000!

Com todas essas informações você com certeza irá se destacar em uma redação sobre educação no Enem!

Você sabia que pode usar sua nota do Enem para ingressar na EAD UNIFEOB com bolsas de estudos? É isso mesmo!

Os cursos EAD da UNIFEOB têm nota máxima pelo MEC e a faculdade tem o melhor ICG da região! Conheça os cursos da UNIFEOB.

Use sua nota do Enem e ganhe bolsa na sua graduação EAD!

Inscreva-se no nosso Blog

Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se grátis.

O que você achou dessa publicação?

Deixe o seu comentário abaixo.

BUY On HUBSPOT