perfil profissional saiba o que e aprenda como fazer dicas

Está de olho naquela vaga e não sabe muito bem como chamar a atenção dos recrutadores? Então, você precisa saber escrever um bom perfil profissional. Sabia que ele pode ser a chave para você alavancar suas chances de conseguir aquela vaga que tanto quer? 

Imagine a seguinte situação: você envia um e-mail para uma vaga, com o seu currículo anexado, mas no corpo do e-mail escreve uma mensagem comprimentando o recrutador com uma breve descrição sobre você: o seu perfil profissional. Só com essa atitude, você já deixa de ser apenas mais um, para ser um possível candidato. 

Além disso, o perfil profissional serve para você atualizar o seu LinkedIn, ou até para solicitar oportunidades à pessoas que possam lhe abrir portas. 

Quer saber mais sobre este assunto? Neste artigo a gente te mostra tudo o que você precisa para conseguir elaborar um perfil profissional de sucesso.

O que é perfil profissional?

Se você nunca ouviu falar nesse termo, pode ficar tranquilo que não tem nada de complexo aqui. O perfil profissional nada mais é do que um pequeno texto no qual você deve descrever características que te representem enquanto profissional. 

Geralmente é nessa parte do currículo que você coloca de uma forma mais geral, alguns resultados obtidos de suas experiências profissionais.

Para quê serve o perfil profissional?

A função de um perfil profissional é simples: ele vai servir para mostrar suas características profissionais e como você trabalha. Também serve para apresentar algumas experiências e resultados que consigam mostrar com um pouco mais de detalhe para recrutadores em potencial.

Qual a importância de ter um perfil profissional?

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e exigente, isso não é novidade para ninguém. E o cenário não é muito vantajoso ainda, já que em meio a pandemia, o Brasil registra a maior taxa de desemprego dos últimos 3 anos, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Além disso, pela primeira vez desde o início dos levantamentos em 2012, o percentual da população ocupada em idade de trabalhar ficou abaixo dos 50%. O que quer dizer que 49,5% (85,9 milhões de pessoas) dos jovens que já tem idade para trabalhar, estão desempregados.

Esse número assusta por vários motivos. Para quem busca uma oportunidade de emprego, significa muito mais concorrência. Por isso, justamente vem a necessidade de se destacar. 

Especialmente se você busca vagas em grandes empresas ou aquelas vagas que têm muita concorrência naturalmente. Um perfil profissional bem elaborado pode ser o que vai diferenciar o seu currículo dos demais.

Quais os tipos de perfil profissional?

Se você acha que um bom perfil profissional é só aquele que tem inúmeros resultados e os vastos anos de experiência na área de atuação, está enganado. O perfil profissional serve para inúmeros casos e ele pode ser o seu aliado na busca da próxima vaga.

Quer ver só como você pode usar isso ao seu favor, independentemente de qual o seu nível profissional? A gente separou alguns exemplos para você, confira:

Perfil Profissional para jovem aprendiz

Aspirante à vaga de aprendiz na Empresa X, confio ser a candidata ideal para a vaga graças às minhas notas e atividades extra curriculares. Possuo muito vontade de aprender coisas novas e enfrentar desafios. Seria de imensa satisfação participar da próxima etapa do processo seletivo.

Perfil Profissional para primeiro emprego

Estudante de Letras com ótimas notas e boas habilidades comunicacionais. Sou apaixonado pela Literatura e pelas nuances e peculiaridades da Língua Portuguesa. E dessa paixão me nasceu o desejo de mostrar como a nossa cultura é imensamente rica em Literatura e que a Língua Portuguesa não se resume em Gramática. Esse é o meu desejo, fazer com que meus alunos enxerguem toda a beleza e cultura que existe no nosso país.

Perfil profissional para estágio

Sou estudante de Pedagogia  e sempre tive boas notas. Desde a adolescência eu participei de ações comunitárias e percebi que levava muito jeito para trabalhar com crianças, além de sentir muito carinho e satisfação nisso. Busco uma oportunidade de estágio em sua escola e acredito que posso contribuir positivamente para esse espaço de ensino e cuidado.

Perfil profissional para profissionais em tempo integral

Possuo experiência de 10 anos no mercado de trabalho como vendedor de varejo. Fui reconhecida três vezes seguidas como funcionária do mês, e na última loja em que trabalhei, bati todas as metas de vendas estipuladas durante o ano todo. Sou muito atenciosa e comunicativa, acredito que isso faz com que eu conquiste quase qualquer cliente, até os mais difíceis, e tenho certeza que seus produtos serão bem representados por mim.

Como se faz um perfil profissional?

perfil profissional como se faz um

Pode ser um pouco difícil fazer a escolha certa do que colocar em seu perfil profissional. Já que o texto não pode ser muito extenso, é necessário que você consiga escolher bem as palavras que vão te representar da melhor maneira possível.

Para currículo digital

Existem várias formas de fazer um currículo digital. Você pode optar por criar um modelo em pdf, para enviar para possíveis vagas, ou então usar suas informações para fazer o cadastro em algum site que anuncia vagas. 

Além disso, um perfil no LinkedIn hoje, pode trazer muita visibilidade e sua presença nesse espaço pode garantir oportunidades novas, especialmente se você é de cidade pequena e busca mais oportunidade e visibilidade na internet..

Para currículo impresso

Fuja de modelos prontos que você consegue encontrar facilmente. Se você não consegue pensar em um jeito diferente de fazer o seu currículo, procure alguns modelos, mas nunca use esses modelos prontos. Procure se basear nas funcionalidades de cada um, e em como eles podem te ajudar a deixar sua experiência mais atrativa aos recrutadores.

Exemplos de perfis profissionais  

E para ajudar você a garantir um perfil profissional campeão, separamos uma lista com alguns dos melhores perfis do Brasil. No LinkedIn, o perfil profissional é o equivalente ao “Sobre” que a plataforma disponibiliza para que o usuário consiga falar um pouco sobre si.

  • Alice Salvo Sosnowski: desenvolve programas de capacitação e é autora do livro Empreendedorismo para Leigos, fundadora da plataforma O Pulo do Gato Empreendedor;
  • Amanda Graciano: economista no mundo da inovação, ela é Head of Portfolio & Business Development na iDEXO, palestrante no TEDx e co-partner da Indique uma Mina; 
  • Andrea Schwarz: sócia fundadora da iigual, empresa de recrutamento e seleção voltada a inserção de pessoas plurais no mercado de trabalho. Modelo de inclusão e diversidade; 
  • Diego Cidade: CEO da Academia do Universitário, ajuda universitários a encontrar o estágio perfeito para começar sua carreira com tudo.
  • Luiza Helena Trajano: ela é simplesmente uma das mulheres mais poderosas e influentes atualmente no Brasil, dona de uma rede varejista que é exemplar, o Magazine Luíza que há 22 consecutivos está no ranking das “Melhores empresas para se trabalhar” , vale a pena acompanhar suas redes; 

Cada um desses perfis foi selecionado por uma série de fatores, você pode perceber como cada pessoa tem um jeito de se apresentar, que não é necessariamente nenhum bicho de sete cabeças. Vale a pena conferir um por um, com toda certeza você vai tirar boas ideias de lá.

O que não colocar no perfil profissional?

Quando a gente fala sobre se destacar no mercado de trabalho com um bom perfil profissional, saber o que colocar no perfil é importante. Mas tão importante quanto, é saber justamente o que você deve evitar nesses momentos, já que boas práticas podem ser melhoradas, e você pode até inovar, só que não se for na direção errada!

  • Não seja muito abrangente: é importante que você reconheça o seu valor e saiba qual caminho deseja trilhar. Jamais coloque coisas do tipo: “aceito vaga em qualquer setor”. Se você possui ampla experiência, demonstre quais são suas habilidades, mas nunca se coloque tão abrangente assim, pois pode desencorajar possíveis recrutadores.
  • Não minta: independente do seu nível de experiência ou habilidade, o que importa é que você seja completamente transparente sobre isso. Se você precisa ou não melhorar alguma habilidade ou se tem pouca experiência, são coisas que precisam ser trabalhadas, mas não maquiadas, como dizer que tem Inglês avançado se você só domina o básico.
  • Evite os clichês: algumas coisas são super manjadas nos perfis profissionais, como colocar que você é um “profissional proativo” ou que você “se dedica muito ao trabalho”. Ora, essas são características mínimas, não chegam a ser diferenciais. Prefira dizer que você gosta de solucionar problemas (se for verdade) e cite cursos que mostram que você busca conhecimento e se dedica. 
  • Não se diminua:tente se descrever com detalhes precisos, não tem porque dizer que você é apenas “alguém que trabalha bem em equipe” se isso na verdade queria dizer que você já “liderou um time de profissionais na obtenção de ótimos resultados de vendas “, por exemplo. Dá pra perceber qual dos dois tem mais impacto no final?

Dicas para fazer um bom perfil profissional

perfil profissional dicas para fazer bom

E agora sim, tudo o que você precisa para mandar bem quando for fazer o seu perfil, independente da sua profissão.

Destaque as suas habilidades e pontos fortes

Como a gente já mostrou no item anterior, é muito importante você conseguir “vender o seu peixe” de modo atrativo mesmo. E é necessário que isso seja feito de forma que não pareça forçada demais. E na hora de falar sobre suas habilidades, é importante lembrar de manter a postura e evitar os exageros, eles tendem a ter o efeito negativo..

É importante manter o perfil conciso

Não vai achando que basta você fazer uma lista com todas as suas qualidades e habilidades para obter sucesso no seu perfil profissional. É muito importante que esse texto seja fácil de ler, e que esteja em um formato interessante também, se possível, utilize alguns sinais gráficos e estruturas em tópicos para ajudar o seu leitor a ter uma experiência mais agradável com o texto.

Mostre os resultados

Esse é praticamente um requisito básico. Se você é um empresário e busca pelo melhor colaborador para algum cargo, certamente precisa encontrar alguém eficiente e que tenha bons resultados. Se você conseguir pensar em situações de trabalho ou até mesmo de estudo que você contribuiu ativamente para a obtenção de bons resultados: fale sobre isso!

A gente espera que com as essas dicas você tenha percebido queque montar um perfil profissional não tem nenhum segredo! É muito mais tranquilo do que parece e você consegue um grande destaque só de conseguir elaborar um bom texto para se apresentar na hora de buscar sua vaga no mercado de trabalho.

Agora, de nada adianta ter um bom perfil profissional se você não tem as qualificações necessárias para o cargo. Então, que tal estudar e se capacitar? Para ajudá-lo a tomar essa decisão, preparamos um artigo muito interessante. Confira: Estudar e trabalhar: como conciliar as duas coisas?

Inscreva-se no nosso Blog

blog ead unifeob

O que você achou dessa publicação?

Deixe o seu comentário abaixo.

BUY On HUBSPOT