Afinal, o que é ser assertivo? Atualmente, essa é uma das habilidades mais valorizadas no mercado de trabalho. Mas você já se perguntou por que?

Ao contrário do que a palavra pode sugerir, ser assertivo não tem nada a ver com estar sempre certo ou sempre tomar as melhores atitudes. Essa habilidade se refere a uma forma de se posicionar nas diversas situações que enfrentamos diariamente, sejam elas pessoais ou profissionais. 

Além de habilidades técnicas adquiridas em graduações, pós-graduações e cursos livres, os recrutadores têm buscado cada vez mais por profissionais que trabalhem suas habilidades interpessoais, como assertividade. 

Pensando nisso, a EAD Unifeob preparou esse conteúdo exclusivo para você entender como desenvolver essa aptidão. Fique conosco e descubra o que é ser assertivo!

Neste artigo, você vai conferir
O que é assertividade, uma das soft skills mais valorizadas pelas empresas 
O que é a comunicação assertiva 
As características de uma pessoa assertiva 
As vantagens de ser assertivo na sua vida pessoal e profissional 
Como ser assertivo no dia a dia 
Conclusão 

o-que-e-ser-assertivo- três homens reunidos em uma mesa conversando

O que é assertividade, uma das soft skills mais valorizadas pelas empresas 

Assertividade é a habilidade que permite que uma pessoa se posicione e expresse seus pensamentos, sentimentos e crenças de maneira objetiva, clara, honesta e apropriada ao contexto. 

A assertividade é uma aptidão que não se revela apenas na fala de um indivíduo, mas também atravessa suas ações e comportamento no dia a dia.  

De acordo com a psicologia, uma pessoa assertiva demonstra confiança e segurança na hora de se posicionar em frente às situações, sejam elas pessoais ou profissionais. Esses indivíduos conseguem agir de forma equilibrada em diferentes contextos, sempre respeitando as opiniões e direitos alheios. 

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Assertividade, passividade e agressividade

Segundo estudos psicológicos, o comportamento das pessoas pode ser dividido em três principais categorias: agressivo, passivo e assertivo.

O comportamento passivo é aquele em que o indivíduo abre mão de seus próprios direitos e vontades e omite sua opinião. Esse perfil de indivíduo costuma ter dificuldade de se impor diante de pessoas e situações, independente se são favoráveis ou não para si. 

O comportamento agressivo é o contrário. Nele, o indivíduo apresenta uma postura intimidadora e não aceita que as pessoas discordem de suas opiniões, partindo, muitas vezes, para comentários negativos e ofensivos. É comum que o agressivo cause medo nas pessoas, o que faz com que poucos tenham prazer de se relacionar com ele. 

Tanto o comportamento agressivo quanto o passivo são extremos, trazendo diversas consequências negativas para a vida pessoal e profissional das pessoas que os detém. 

A assertividade é o tipo de comportamento mais equilibrado dentre os três citados. Afinal, pessoas assertivas têm segurança ao agir e se expressar, demonstrando uma postura firme, uma comunicação clara e objetiva e muito respeito pelos seus pares. 

Por que as empresas estão atrás de pessoas assertivas 

No âmbito profissional, a postura assertiva é considerada uma qualidade no trabalho. 

Os profissionais assertivos agem e se comunicam de forma equilibrada, sabendo tomar as melhores decisões, cultivando boas relações com os colegas, supervisores e clientes e se posicionando de forma adequada em cada situação do dia a dia.  

Ou seja, a assertividade é uma habilidade essencial para os colaboradores de uma empresa, tanto para o ambiente de trabalho quanto para o crescimento da organização.  

Não é à toa que a assertividade é uma das principais características procuradas pelas lideranças na atualidade.

As soft skills mais procuradas pelas empresas

A assertividade não é a única habilidade interpessoal procurada pelas empresas na atualidade. As chamadas soft skills estão sendo cada vez mais requisitadas pelos recrutadores nos processos seletivos. 

As soft skills são habilidades não-técnicas, que se referem ao comportamento e à forma de trabalho do indivíduo. 

Abaixo, apresentamos as principais:

  • Assertividade
  • Colaboração
  • Inteligência Emocional
  • Trabalho em equipe
  • Empatia
  • Proatividade
  • Senso de liderança
  • Senso crítico
  • Capacidade de trabalhar sobre pressão

O que é a comunicação assertiva 

A assertividade de um indivíduo se manifesta de diversas formas, uma das mais aparentes é na comunicação. 

Comunicação assertiva é aquela feita com clareza, objetividade, transparência e honestidade. 

A assertividade na comunicação é uma qualidade predominante em pessoas com alto nível de autoconfiança e maturidade.

É bem possível que durante sua vida você já tenha se deparado com pessoas que tem uma comunicação extremamente assertiva. Líderes e governantes são alguns dos indivíduos que mais dominam essa habilidade. Além de passar uma mensagem de forma clara e objetiva, uma comunicação assertiva cativa e passa credibilidade e segurança para o público. 

É bem provável que o contrário também já tenha acontecido. Quantas vezes você já escutou uma pessoa falando de forma confusa, fazendo muitas voltas e não sendo completamente honesta, em sua fala? Provavelmente muitas!

A falta de assertividade fica evidenciada na fala de muitas pessoas, comprometendo muito sua imagem. 

Não é à toa que muitos profissionais capacitados tecnicamente perdem oportunidades no mercado de trabalho

Muitas pessoas se focam apenas na técnica e esquecem da importância de habilidades interpessoais como a assertividade para o seu crescimento.

As características de uma pessoa assertiva 

Abaixo, apresentamos as principais características de uma pessoa assertiva. Confira:

Respeito

Pessoas assertivas são muito respeitosas com os outros e consigo mesmas.

Mesmo que exista um conflito, os indivíduos assertivos não agem de forma agressiva e sempre procuram escutar e ouvir a opinião do outro.

Além disso, assertividade também se manifesta no respeito a si mesma, incluindo suas vontades, desejos, opiniões e limites. 

Pessoas assertivas trabalham a tolerância e o entendimento do outro e de si mesmas.

Autoconfiança

A assertividade e a autoconfiança são conceitos muito complementares. Afinal, é impossível ser assertivo sem acreditar e confiar em si mesmo. 

Indivíduos assertivos esbanjam autoconfiança em suas ações, comportamentos e comunicação. 

Sinceridade

Os assertivos são pessoas extremamente sinceras, que sempre procuram expressar sua opinião de forma clara, objetiva e respeitosa. 

Dizer o que realmente pensam sobre determinado assunto ou situação é uma das maiores características dos assertivos. 

Excelente comunicação

Pessoas assertivas se comunicam muito bem, sendo honestas, claras e objetivas em suas enunciações. 

o-que-e-ser-assertivo- mulheres sentadas lado a lado fazendo anotações em cadernos

Inteligência e Independência Emocional 

Indivíduos assertivos sabem regular muito bem suas emoções, sendo verdadeiros mestres da inteligência emocional

Com essa atitude, eles evitam comportamentos impulsivos e sabotadores em seu dia a dia.   

É por isso que a raiva e outros sentimentos negativos se tornam seu último objeto de uso.

Além disso, pessoas assertivas são mais resilientes, mostrando-se mais independentes das opiniões e crenças alheias. 

Imposição de limites

Pessoas assertivas sabem quando dizer não e impor limites como ninguém. Por conta disso, podem refrear comportamentos nocivos a ela e outras pessoas.

As vantagens de ser assertivo na sua vida pessoal e profissional 

Agora que você já sabe quais as características de uma pessoa assertiva, vamos explicar as principais vantagens de desenvolver essa habilidade:

Conflitos menos frequentes

Ao ser assertivo, você perceberá que os conflitos se tornaram bem menos frequentes e aqueles que surgirem se resolverão de maneira tranquila e amistosa. 

Pessoas assertivas se posicionam de forma objetiva e respeitosa, o que evita que grande parte dos atritos aconteça, tanto no âmbito pessoal quanto profissional. 

Alta capacidade de negociação

Com suas características, os indivíduos assertivos tornam-se ótimos negociadores.

Para a vida profissional, essa é uma ótima vantagem, principalmente para quem busca promoções ou aumento de salário. 

Na vida pessoal, a capacidade de negociação também é muito bem-vinda. Todas as relações, sejam de amizade, românticas ou familiares, exigem boas doses de negociação. 

Relações melhores e mais duradouras

Essa é a principal vantagem que a assertividade pode proporcionar. 

Uma pessoa assertiva age de forma equilibrada, tem boa comunicação e é extremamente respeitosa, o que traz diversos benefícios para suas relações pessoais e profissionais. 

Como ser assertivo no dia a dia 

Confira as principais atitudes para se tornar mais assertivo no dia a dia. 

1 - Escuta

Antes de falar, ouça. Procure sempre escutar o que o outro diz, independente de como ele se expressa.

2 - Compreensão

Busque ser compreensivo em relação a opiniões diferentes da sua e não faça pré-julgamentos.

3 - Não seja agressivo

Se não concordar com o argumento, evite a agressivamente. Ou seja, não faça comentários negativos ou parte para ofensas. 

Apenas reforce o seu posicionamento com uma argumentação clara, objetiva e transparente.

4 - Sem rodeios

Não faça rodeios ao argumentar, a menos que determinada explicação exija uma introdução a algum assunto específico.

5 - Cuide o tom da voz e seus gestos

Além das palavras que usamos, a entonação e os movimentos do corpo também passam uma mensagem.

Cuide do tom de voz e de gestos agressivos, prestando atenção na forma de falar e de se articular. 

6 - Humildade

Tenha humildade para admitir não saber algo. O fato de não ser o dono da verdade não o fará incapacitado para sempre aprender e mudar.

7 - Empatia

Coloque-se no lugar de outra pessoa, buscando entender o que ela pensa e sente.

8 - Honestidade

Saiba admitir seus erros e entender que suas opiniões não são certezas fundamentais. 

Conclusão 

Neste artigo, explicamos o que é ser assertivo e como desenvolver essa habilidade. 

Atualmente, além de se desenvolver tecnicamente, é essencial que os profissionais trabalhem suas aptidões interpessoais para se destacar em processos seletivos e alcançar melhores posições de trabalho. 

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