Já pensou em trabalhar como gestor comercial? O que faz um profissional dessa área, você sabe? O mercado de negócios passou por um crescimento expressivo na era moderna e com isso, alguns cursos surgiram para suprir a necessidade de profissionais cada vez mais capacitados nessa área. Um deles é o curso de gestão comercial.

Esse é um curso relativamente novo nas instituições de ensino. Ele também está presente, além da graduação, em especializações e pós-graduações, pela sua grande utilidade na área de vendas e negócios. Com esse curso, você pode tanto complementar o seu currículo, quanto entrar em uma nova área repleta de oportunidades.

Por ser uma graduação tecnológica, ele tem duração menor que os cursos comuns: cerca de 2 anos. Isso ocorre porque as disciplinas são mais focadas no mercado de trabalho, e você já sairá preparado para os desafios práticos da profissão

Mas o que é gestão comercial, o que faz? Onde o gestor comercial atua? Vamos responder essas e outras perguntas nesse texto, então, continue a leitura!

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O que é gestão comercial? 

A gestão comercial é uma área tecnológica do ramo de negócios, onde o profissional irá gerenciar o setor comercial de uma organização. Mas não se engane com o nome, as habilidades desse curso vão muito além do setor comercial em si.

É fato que quase todas as organizações comercializam produtos ou serviços, e, dessa forma, possuem o setor comercial bem definido. Mas nem todas elas possuem o profissional com as competências necessárias para gerenciar esse setor. 

Portanto, a gestão comercial nada mais é que o ato de gerir o setor de vendas de uma empresa, indústria, organização. Para isso, serão necessárias habilidades diversas, desde administração, gestão de pessoas e processos, Recursos Humanos (RH), marketing, vendas, entre muitos outros!

o que e gestao comercial

O que se faz na gestão comercial?  

Essa área abrange desde serviços de planejamento, avaliação, gestão de pessoas e de processos referentes a negócios e serviços. Essas atividades estão presentes em organizações e instituições públicas ou privadas, de todos os portes e ramos de atuação.

Na gestão comercial, você deverá gerenciar equipes e definir estratégias, preço e melhor mercado para atuação, tudo por meio de estudos de viabilidade econômica, financeira e tributária. Também é necessário manter contato com o setor de marketing para alinhar as estratégias comerciais, as metas e objetivos, além da elaboração de relatórios de vendas e resultados. 

Será necessário ter conhecimentos em RH e gestão de pessoas, uma vez que o gestor comercial terá uma equipe comercial a ser gerenciada. Ele, dependendo do caso, é quem fará a contratação de novos especialistas do setor.

Em algumas empresas e indústrias, o setor comercial também faz contato com os fornecedores, buscando o melhor preço e a melhor negociação para impactar no resultado final do produto e no lucro total da empresa.

Além disso, com conhecimento em marketing, o gestor comercial pode trabalhar em áreas mais estratégicas, como definindo preços e margem de lucro, preparando promoções, entendendo a necessidade do mercado e se posicionando perante as demandas.

O profissional de gestão comercial pode ir além do setor de varejo e produtos, podendo atuar também na distribuição, logística e serviços diversos.

Outra possibilidade para o gestor comercial, é a de abrir a própria empresa, entrando no ramo do empreendedorismo com o conhecimento adquirido nessa área. Além disso, é possível ser um consultor autônomo, atuando com mentorias e consultorias para pequenas e médias empresas que ainda não possuem esse setor bem desenvolvido.

Onde o gestor comercial pode atuar? 

Nas relações de consumo modernas, cada vez mais o consumidor busca por qualidade, informação e relacionamento com a empresa que deseja consumir. Para tanto, não é exagero afirmar que há espaço para o gestor comercial suprir a demanda desse tipo de conhecimento em todas as industrias, empresas, lojas e organizações.

Todas as empresas precisam de gestão comercial para vender seus produtos e serviços. Por isso, a atuação é ampla e bastante diversificada, e pode ser considerada até uma vantagem competitiva para a empresa que possui um profissional qualificado nessa área.

O setor varejista é repleto de oportunidades para este profissional. Seja em grandes organizações, empresas de grande porte, ou em pequenos e médios negócios, o gestor comercial poderá ter uma ampla gama de opções para ingressar nesse meio.

Na área de tecnologia, o gestor comercial poderá necessitar de um conhecimento mais específico, como por exemplo, de softwares e serviços. Se você possui esse conhecimento e deseja se especializar em gestão comercial, pode ter a vantagem da curta duração dessa graduação.

Por falar em tecnologia, um dos meios que mais tem crescido no mercado é o de e-commerces. As lojas virtuais também necessitam de análise de mercado e gestão comercial. Além disso, elas têm uma logística diferenciada, por contarem com grandes estoques e enviarem suas mercadorias para todo o brasil. A gestão de estoque também é uma atividade do escopo do gestor comercial. 

Nas indústrias, esse profissional poderá também atuar de forma ampla, cuidando de processos de negociação, gerenciamento de custos e preços, contato com fornecedores, logísticas de entrega, gestão de estoque, entre muitas outras!

Cada setor irá explorar de forma diferente as habilidades diversas do profissional de gestão comercial. E dessa forma, esse profissional também terá cada habilidade ressaltada em setores específicos.

gestão comercial o que é

Como é o curso de gestão comercial?  

O curso de gestão comercial é um tecnólogo, isso significa que as exigências são as práticas que o mercado de trabalho busca, fazendo com que a graduação tenha apenas 2 anos de duração.

Esse curso é oferecido na modalidade EAD. Dessa forma, você conta com a vantagem de poder já começar sua atuação no mercado, em paralelo com o curso, podendo escolher os horários para estudar.

Estudar a área de negócios significa aprender matérias de humanas e exatas. No curso de gestão comercial, você terá temas de exatas, como contabilidade e matemática, mas não deixará o lado humano de lado, aprendendo economia, administração, ética e direito empresarial.

Além disso, as disciplinas de Marketing também são bastante presentes neste curso. Podemos citar as matérias comportamento do consumidor, canais de marketing e distribuição, gestão em marketing e entre outros.

Em empreendedorismo, você aprenderá também os aspectos fundamentais da base de uma organização. Podendo, dessa forma, abrir a própria empresa e gerenciar o próprio negócio.

O curso de gestão comercial é considerado bastante completo para a área de negócios. Dessa forma, você sairá preparado, com conhecimento profundo de todos os fundamentos de gestão, empreendedorismo, vendas e marketing. Pode ser considerada uma experiência pra lá de valiosa!

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Quais as competências de um bom gestor comercial?  

Um bom gestor comercial deve possuir competências diversas da área de negócios. Essas competências, porém, podem variar levemente dependendo da área de atuação ou da especialização que você escolher após o curso.

Uma das competências que podemos citar é a capacidade de planejamento. O planejamento será o ponto de partida de qualquer estratégia de negócios, principalmente na área comercial. Entender o mercado, as exigências, saber o que oferecer e como oferecer pode ser o maior indicador de um gestor comercial de sucesso.

Essa competência está conectada à uma outra de extrema importância: a organização. O gestor comercial precisará estabelecer metas, prioridades, urgências e distribuir demandas. Ele será responsável por toda gestão do setor comercial, portanto, deve ser uma pessoa organizada.

Ligado à isso, também podemos citar uma terceira competência: a capacidade de liderança. O gestor comercial irá distribuir a demanda para o seu time, mas também terá a responsabilidade de guiá-los ao caminho certo. Um time entrosado, comunicativo, que está pronto para buscar o melhor resultado começa sempre pelo gestor comercial.

Dessa forma, ele deverá também ter tato, paciência e se fazer disponível para ajudar. A paciência é essencial para lidar com um ambiente rápido, intenso e competitivo, como a área comercial. A capacidade de fazer com que o seu time consiga trabalhar de forma tranquila, mesmo sob pressão, pode fazer toda diferença.

Além de todas essas características, podemos citar algumas outras, como capacidade analítica, flexibilidade às mudanças do mercado, influência, autoconhecimento, ética e responsabilidade. Por isso, o gestor comercial é um profissional que deve sempre aprender com as circunstâncias, com o mercado e com as pessoas ao redor.

Como é o mercado de trabalho? 

Como ressaltamos anteriormente, o mercado de trabalho para o profissional de gestão comercial é bastante amplo, com possibilidades diversas de atuação em possivelmente todos os nichos.

O objetivo do gestor comercial é aumentar a qualidade dos resultados, potencializando os números e as vendas, fazendo com que a empresa, independentemente do porte, possa estar presente no mercado de forma marcante e altamente competitiva.

Por isso, esse cargo deve estar presente em todas as empresas e organizações, até mesmo em indústrias, de modo a trazer os benefícios, as vantagens competitivas e fazer com que a empresa alcance bons resultados.

E, dessa forma, existe sempre a necessidade de profissionais cada vez mais qualificados na área comercial. Pessoas que possam estudar e entender todas as camadas de gerenciamento desse setor, que se adaptem às necessidades presentes no mercado e possam fazer a organização alcançar uma fatia significativa no mercado de atuação.

Desde a revolução industrial, 200 anos atrás, as empresas, indústrias e organizações vem crescendo em números. Com o aumento e a diversificação do consumo na sociedade, nos últimos anos, esse crescimento sofreu um boom enorme. 

Principalmente quando colocamos em panorama também as mudanças causadas pela  internet no setor comerciais. Ficou ainda mais fácil ter um negócio na internet, os chamados e-commerces, mas as dificuldades de logísticas, estoque e armazenamento são maiores e mais significativos.

Por isso, a necessidade por este profissional também continua crescendo cada dia mais. Fazendo com que o mercado de trabalho para o gestor comercial seja bastante fértil. Essa necessidade também levou à um crescimento no número de ofertas desse curso, e também de suas especializações.

Frente à necessidade de ser cada vez mais criativo, em um mercado bastante competitivo, o gestor comercial se torna peça chave no crescimento de uma empresa. Dessa forma, há uma valorização do profissional, fazendo também com que o salário e o reconhecimento sejam de acordo com essa necessidade. É um mercado perfeito para quem gosta da área de negócios e procura uma boa remuneração. 

o que faz gestão comercial

Onde estudar gestão comercial? 

O curso de gestão comercial da UNIFEOB conta com alto padrão de qualidade de ensino para que você já saia preparado para esse mercado. Você irá aprender de forma densa e aprofundada a como fazer uma empresa ser destaque entre seus concorrentes. 

Com matérias de alta importância para a atuação desse profissional, você começa a ter uma visão estratégica e tática dos meios para melhoria e aumento dos resultados de uma organização.

A instituição prepara o aluno de Gestão Comercial para enfrentar ambientes organizacionais e trabalhar em suas estratégias, enfatizando sempre processos, melhorias e resultados. Você vai botar a mão na massa e trabalhar com números, metas e lucro, visando o futuro mercadológico e suas oportunidades.

Com ensino a distância da UNIFEOB, você tem a facilidade e a flexibilidade de poder fazer os seus próprios horários de estudo. Dessa forma, você tem maior liberdade de estudar de acordo com as suas próprias necessidades.

Essa facilidade permite que você comece os estudos já trabalhando na área de desejo, principalmente pelas diversas oportunidades na área comercial. Assim você já aplica na prática todo o seu conhecimento teórico e técnico do curso de gestão comercial.


Viu só? As possibilidades para o gestor comercial são bem diversas! Com o mercado cada vez mais rico em indústrias e empresas, o profissional dessa área garante atuação em nichos variados.

Além disso, a facilidade de poder estudar a distância permite que você já comece trabalhando na área e consiga conciliar o curso com a sua jornada. Dessa forma, esse curso se torna o ideal para quem busca praticidade e grande extensão de atuação! 

O curso tecnólogo tem duração de 2 anos, e conta como uma graduação completa! Quer conhecer um pouco mais sobre esse tipo de ensino? Leia nosso artigo sobre as vantagens da graduação tecnológica! 

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