Tags: ENEM

Livros, anotações, resumos, aulas: a rotina de quem está se preparando para o Enem é de muito estudo e pode ser um pouco monótona algumas vezes. Mas você sabia que é possível utilizar outros recursos para fixar os conteúdos?

Filmes, por exemplo, podem ser uma ótima fonte de conhecimento, além de deixarem os estudos mais divertidos. Para estudar história, especialmente, eles podem ser uma boa fonte de conhecimento, ajudando a compreender de forma plena todos os acontecimentos e suas implicações.

Felizmente, temos um filmografia vasta sobre fatos históricos, muitos deles relacionados com a história do Brasil. 

Neste artigo, vamos apresentar 20 filmes para incluir na sua rotina de estudos e aprofundar seu conhecimento sobre a história do Brasil. 

Confira:
História: o que cai no Enem
Brasil Colônia 
Brasil Imperial 
Primeira República 
Era Vargas 
Ditadura Militar 
Conclusão 

filmes para estudar a história do brasil - pessoa em frente a televisão com balde de pipoca ao lado

História: o que cai no Enem

A prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias do Enem aborda conteúdos de história, geografia, sociologia e filosofia. Ao todo, são 45 questões, e a estimativa é que pelo menos dez delas sejam especificamente de história. 

No Enem, encontramos questões tanto da história geral quanto do Brasil. Abaixo, apresentamos os conteúdos que são cobrados com mais frequência no exame:

História Geral

  • Grandes navegações
  • Grécia e Roma
  • Baixa Idade Média
  • Revolução Industrial e Primeira Guerra Mundial
  • Iluminismo
  • Segunda Guerra Mundial 

História do Brasil

  • Administração, sistema e economia colonial 
  • Crise do sistema colonial e Independência do Brasil
  • Segundo Reinado
  • República Velha
  • Era Vargas
  • Ditadura militar
  • Governos pós-ditadura militar

A seguir, trazemos algumas dicas de filmes para estudar a história do Brasil!

Descubra os segredos para tirar nota 1000 na redação do ENEM!

Brasil Colônia 

Brasil Colônia é o período em que o Brasil foi colonizado pelos portugueses (1500-1822). Nessa época, Portugal administrava a colônia de acordo com as experiências adquiridas em outras regiões.

Por conta do Pacto Colonial, os portugueses tinham a exclusividade sobre a exploração das riquezas do Brasil. 

Confira alguns filmes para aprofundar o assunto:

República Guarani

É um documentário brasileiro de 1981, dirigido por Silvio Back. Através de depoimentos de estudiosos e pesquisadores do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, ele conta a história dos índios Guaranis e explica o processo de catequese dos jesuítas que ocorreu entre 1609 a 1768. 

📽️ Assista no Youtube!

Ganga Zumba, rei dos Palmares

Ganga Zumba é um filme brasileiro de 1964, realizado por Cacá Diegues. Ele retrata a vida do líder do Quilombo dos Palmares, Ganga Zumba. 

A história se inicia num engenho de cana-de-açúcar, no nordeste brasileiro no século XVI. Nessa época, os negros fugiam dos senhores portugueses e fundavam aldeias, com destaque para o Quilombo de Palmares. Entre eles, se encontrava o jovem Ganga Zumba, neto do rei dos Palmares e futuro líder daquela comunidade.

📽️ Assista no Youtube!

Desmundo

Baseado no livro homônimo de Ana Miranda, o filme narra a história de órfãs portuguesas que, em 1570, foram enviadas ao Brasil para se casarem com os colonizadores. 

Além de mostrar as condições da mulher no Brasil Colônia, o filme é um ótimo retrato do Brasil do século XVI.

📽️ Assista no Youtube!

Carlota Joaquina, Princesa do Brazil

O filme conta a história de Carlota Joaquina, esposa do rei D. João VI. Na produção, é retratado seu temperamento difícil, seus casos extraconjugais, sua irritação com o Brasil, a vida e os feitos do casal real na então colônia portuguesa.

📽️ Assista no Now!

1808, a Corte no Brasil 

Série de 12 documentários realizada pelas jornalistas Sandra Moreyra e Mônica Sanches, da Globo News. Abrange o período joanino desde a vinda da Corte até o seu retorno. Os episódios tem cerca de 20 minutos cada.

📽️ Assista no Youtube!

Brasil Imperial 

O Brasil Império foi um período da história brasileira que começou logo depois da Independência do Brasil, declarada em 1822. 

Nesse período, o Brasil organizou-se politicamente como uma monarquia, sendo governado pelo imperador Dom Pedro I. O Brasil foi a segunda monarquia nas Américas estabelecida aos moldes europeus.

Confira alguns filmes para conhecer mais sobre o período:

Independência ou Morte 

Independência ou Morte é um filme brasileiro, lançado em setembro de 1972.
Ele narra os principais eventos que levaram à emancipação política do Brasil em relação a Portugal. 

📽️ Assista no Youtube!

Os Inconfidentes 

O filme apresenta os eventos relacionados com a Inconfidência Mineira, desde seu início até o degredo dos inconfidentes e a execução de Tiradentes. Em novembro de 2015, o filme entrou na lista dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos feita pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine).

📽️ Assista no Youtube!

Mauá, o Imperador e o Rei 

O filme mostra a infância, o enriquecimento e a falência de Irineu Evangelista de Sousa (1813–1889), o empreendedor gaúcho mais conhecido como Barão de Mauá. Ele é considerado o primeiro grande empresário brasileiro e foi responsável por uma série de iniciativas modernizadoras para a economia nacional ao longo do século XIX.

📽️ Assista no Youtube!

Primeira República 

A Primeira República, também conhecida como República Velha, é do período de 1889 a 1930.

Essa fase se iniciou com a Proclamação da República, que aconteceu no dia 15 de novembro de 1889. A derrubada da monarquia ocorreu pela perda de apoio político. O regime monárquico se tornou impopular entre as elites do Brasil.

Essa época ficou marcada pelo predomínio das oligarquias sobre nosso país. As oligarquias eram forças políticas que baseavam o seu poder em suas posses, isto é, na terra (os oligarcas eram, em geral, grandes proprietários de terra).

Confira alguns filmes que abordam esse período da história brasileira:

Guerra dos Canudos

Guerra de Canudos é um filme brasileiro de 1997. Ele narra os principais episódios da Guerra de Canudos, na qual o exército brasileiro enfrentou os integrantes de um movimento religioso liderado por Antônio Conselheiro. 

📽️ Assista no Youtube!

O Cangaceiro

O Cangaceiro é um filme brasileiro de 1953 escrito e dirigido por Lima Barreto. Foi o primeiro filme brasileiro a conquistar as telas do mundo e é considerado o melhor filme da Companhia Cinematográfica Vera Cruz. Sua história se inspirava na lendária figura de Lampião.

📽️ Assista no Youtube!

Abril despedaçado 

Ambientado no Nordeste, em 1910, o filme discute aspectos do coronelismo. Tonho, filho do meio da família Breves, é impelido pelo pai a vingar a morte de seu irmão mais velho, vítima de uma luta ancestral entre famílias pela posse da terra.

📽️ Assista no Youtube!

Era Vargas 

A Era Vargas é a fase da história brasileira em que Getúlio Vargas governou o país de 1930 a 1945.

A ascensão de Vargas ao poder foi resultado direto da Revolução de 1930, que destituiu Washington Luís e impediu a posse de Júlio Prestes (presidente eleito que assumiria o país).

Confira os principais filmes sobre o período:

Revolução de 30

Dirigido por Silvio Back, o filme é uma reconstituição dos fatos que antecederam a Revolução de 30 em São Paulo. Os acontecimentos são construídos através da montagem de imagens de arquivo da época e outros recursos audiovisuais, como cinejornais, filmes do período, canções célebres daqueles anos, além de comentários de alguns historiadores.

📽️ Assista no Youtube!

Olga

O filme narra a vida de Olga Benário, uma jovem judia comunista que fica encarregada de acompanhar e proteger Luiz Carlos Prestes. Ao chegarem no Brasil, os dois se tornam parceiros na vida e na política, lutando contra o governo Vargas. 

📽️ Assista no Youtube!

Xingu

O filme narra a história dos irmãos Villas Bôas que resolvem trocar o conforto da vida na cidade grande pela aventura de viver nas matas. Eles se alistam para a Missão Roncador-Xingu, que fazia parte da Marcha Para o Oeste instituída por Getúlio Vargas para incentivar o progresso e a ocupação da região Centro-Oeste do Brasil. 

📽️ Assista no Globoplay!

Getúlio

O filme percorre a intimidade dos 19 últimos dias de vida de Getúlio Vargas, período em que ele fica isolado no palácio do Catete, enquanto seus opositores o acusam de ser o mandante do atentado da rua Tonelero contra o jornalista Carlos Lacerda. 

📽️ Assista na Netflix!

Ditadura Militar 

A Ditadura Militar no Brasil foi um regime autoritário que teve início com o golpe militar em 31 de março de 1964. 

O regime militar durou 21 anos (1964-1985), estabeleceu a censura à imprensa, restrição aos direitos políticos e perseguição policial aos opositores do regime.

Confira alguns filmes que retratam esse período:

O que é isso, companheiro? 

O enredo conta a história do sequestro do embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Charles Burke Elbrick, em setembro de 1969. Os sequestradores eram integrantes dos grupos guerrilheiros de esquerda MR-8 e Ação Libertadora Nacional, que lutavam contra o regime militar instaurado no país em 1964.

📽️ Assista no Globoplay!

O ano que meus pais saíram de férias

O filme narra a história de Mauro, um garoto de doze anos que tem sua vida transformada quando seus pais saem de férias repentinamente em 1970. Na verdade, os pais de Mauro foram obrigados a fugir por serem militantes da esquerda, os quais eram perseguidos pela ditadura militar. Ele fica aos cuidados do avô paterno, mas as coisas não saem como o planejado. 

📽️ Assista no Youtube!

Batismo de Sangue

Baseado no livro de Frei Betto, o filme conta a história de cinco frades dominicanos que se engajaram na guerrilha contra a ditadura militar nos anos 60 no Brasil. Por apoiarem a luta armada, são considerados comunistas, são presos e torturados.

📽️ Assista no Vivo Play!

Lamarca

O filme conta a história do capitão Carlos Lamarca que, durante a ditadura, abandonou as forças armadas e se envolveu em grupos de guerrilha de esquerda, tornando-se um de seus líderes mais notáveis.

📽️ Assista no Youtube!

Zuzu Angel

O filme conta a história da estilista Zuzu Angel, mãe do militante político Stuart Angel Jones que foi torturado e morto durante a ditadura militar. Zuzu trava uma guerra contra o regime em busca de explicações e dos culpados pela morte do filho. 

📽️ Assista no GloboPlay!

Conclusão 

Neste artigo, apresentamos 20 filmes para estudar história do Brasil para o Enem. Se você gostou desse conteúdo, não deixe de conferir outros textos da EAD UNIFEOB:

Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se grátis.

Inscreva-se no nosso Blog

Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se grátis.

O que você achou dessa publicação?

Deixe o seu comentário abaixo.

BUY On HUBSPOT