Pensando em fazer Faculdade de Marketing e precisa ter certeza de que essa é a carreira ideal para você?
Preparamos este conteúdo com todas as informações sobre o curso e a área para ajudar você nessa decisão.
Acompanhe até o final!
O que é o marketing?
O tempo todo nos deparamos com marketing, e até mesmo nós fazemos.
Mas você já parou para pensar, de fato, o que é o marketing?
Há quem resuma a atividade na realização de propagandas.
No entanto, essa é uma visão pormenorizada e até equivocada de marketing.
Afinal, a propaganda é uma das técnicas utilizadas, e não propriamente o significado de marketing.
O marketing é um conjunto de estratégias adotadas para atender às necessidades e desejos do consumidor.
E, dessa forma, tem papel importante na comercialização de produtos e serviços das empresas.
O que faz um profissional de marketing?
Quem exerce a função de marketing é o profissional de marketing, também chamado de mercadólogo, embora essa não seja uma nomenclatura tão comum no mercado.
É provável ainda ouvir as pessoas usarem o termo “marketeiro”, mas a palavra, na verdade, é um neologismo, e costuma ser empregue para se referir a quem faz marketing político.
Feitas as apresentações, vamos às funções.
O profissional de marketing estuda o mercado - incluindo as tendências e a concorrência, pesquisa e entende os consumidores, coloca as ações e estratégias em prática e mensura a efetividade do plano de marketing.
Qual a importância do marketing?
Fazer marketing não é colocar um comercial na TV ou criar um site.
É muito mais do que isso.
É um trabalho estratégico que deve ser alinhado aos objetivos de negócio da empresa.
Afinal, as ações adotadas precisam atender às expectativas da organização em relação à marca e vendas.
Também é necessário acompanhar a capacidade de produção e atendimento do negócio.
Sendo assim, o marketing desempenha um papel importante no que diz respeito à construção de imagem da marca e de seus produtos ou serviços e da atração e satisfação da clientela.
É ainda uma atividade que tem impacto direto nos funcionários e no clima organizacional, uma vez que a área de marketing pode assumir o endomarketing e a comunicação interna.
Quanto ganha um profissional da área de marketing?
Diante de toda essa responsabilidade e importância da área de marketing, você deve estar curioso para descobrir o salário do profissional, não é verdade?
Vamos aos valores:
Profissional em formação
Durante a faculdade de marketing, o aluno já pode começar a trabalhar, e a maneira mais lógica e habitual de entrar no mercado é fazendo estágio.
Segundo o site Vagas, a média salarial para estagiário de marketing no Brasil é de R$ 1.240,00.
Profissional formado
Após se formar, o profissional pode almejar melhores oportunidades de trabalho.
No início da carreira, ele costuma ganhar, em média, R$ 2.103,19, na função de analista júnior em uma empresa de porte pequeno, segundo o portal Trabalha Brasil.
À medida que a experiência profissional avança, e de acordo com o local de trabalho, os salários também ficam mais altos.
De acordo com o mesmo site pesquisado, um gerente de marketing, de nível master, contratado de uma multinacional, tem remuneração média mensal de R$ 27.889,67.
Quais são as áreas de mais destaque no marketing 2022?
Uma das grandes vantagens do marketing é a diversidade das áreas de atuação.
Além disso, conforme os comportamentos da sociedade e as tecnologias se transformam, o cenário também vai ganhando novos formatos de trabalho.
É o caso, por exemplo, do marketing digital, que despontou fortemente nos últimos anos e só tende a crescer.
Confira a seguir as áreas com mais destaque no marketing em 2022:
Estratégias mercadológicas
Até aqui, falamos bastante de como o marketing tem uma função estratégica, não é verdade?
E, dentro dos departamentos, costumam existir núcleos responsáveis pela formatação dos métodos mercadológicos que serão adotados.
Para isso, há muita pesquisa e estudo, além de alinhamento constante com a diretoria da empresa.
Endomarketing
Anteriormente, citamos o endomarketing, mas ainda não havíamos explicado o que era.
Trata-se do marketing interno, voltado aos funcionários da empresa.
Nele, um conjunto de técnicas são empregues para que os colaboradores “vistam a camisa” da organização e sejam “embaixadores da marca”.
É preciso, dessa forma, que a comunicação seja transparente e as ações provoquem engajamento.
Tudo isso reflete ainda em um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo, uma vez que todos estão empenhados em atingir os resultados da companhia.
Marketing digital
Agora, sim, o tão popular marketing digital, chamado também de marketing 4.0.
Trata-se do marketing voltado para os canais digitais, e que considera os novos comportamentos de consumo.
Afinal, até certo tempo atrás, por exemplo, ninguém fazia compras pela internet, não é verdade?
O marketing digital envolve uma série de atividades, e é possível, inclusive, se especializar em determinada área.
Empreendedorismo
O marketing também abre espaço para o empreendedorismo.
E ele pode acontecer de duas formas: é possível o profissional abrir a própria agência de marketing ou atuar como um consultor.
Como é a rotina do profissional?
É difícil estabelecer a rotina do profissional de marketing com tantas áreas de atuação.
Isso porque o dia a dia vai depender da função exercida.
Os profissionais que trabalham em atividades mais criativas, por exemplo, têm uma rotina mais dinâmica.
Já os mercadólogos que atuam com análise costumam ter o expediente mais regrado.
De todo modo, vale conferir as principais tarefas que o profissional de marketing pode assumir.
Veja a seguir!
O que faz uma pessoa formada em marketing?
Entre as principais atividades do profissional de marketing estão:
- Planejar e elaborar ações e campanhas
- Atender demandas internas e acompanhar briefings
- Contratar parceiros e fornecedores
- Criar peças e materiais promocionais
- Monitorar campanhas ativas, com métrica de resultados e elaboração de relatórios
- Zelar pelas comunicações da marca
- Fazer pesquisa de campo
- Realizar análise de mercado e de concorrência
- Gerenciar o budget da área.
Como funciona a Faculdade de Marketing?
Na Faculdade de Marketing, os alunos se tornam aptos a construir estratégias de atuação e posicionamento organizacional.
Eles também aprendem a utilizar ferramentas de comunicação e campanhas publicitárias voltadas para o alcance dos objetivos empresariais.
>>> Melhores cursos EAD para quem mora em cidades pequenas
Grade Curricular
A grade curricular da Faculdade de Marketing varia de acordo com a instituição de ensino e o formato do curso.
Na UNIFEOB, por exemplo, o curso é um tecnólogo e os alunos têm as seguintes disciplinas:
1º semestre
Módulo 1:
- Meio Ambiente, Negócios e Responsabilidade Empresarial
- As Relações do Trabalho na Sociedade Contemporânea.
Módulo 2:
- Comportamento Humano nas Organizações
- Comunicação e Expressão.
2º semestre
Módulo 3:
- Fundamentos de Contabilidade
- Fundamentos de Finanças.
Módulo 4:
- Fundamentos de Economia
- Fundamentos de Administração.
3º semestre
Módulo 5:
- Gestão Orçamentária
- Gestão Estratégica de Tributos.
Módulo 6:
- Gestão Empreendedora
- Administração Estratégica.
4º semestre
Módulo 7:
- Gestão da Marca e Posicionamento
- Comportamento do Consumidor.
Módulo 8:
- Análise de Cenários e Planejamento Mercadológico
- Gestão do Composto de Marketing.
Para quem é indicado
A Faculdade de Marketing não tem nenhuma restrição, a não ser a exigência do ensino médio completo, como todo curso de ensino superior.
No entanto, ela é mais indicada para pessoas com perfil criativo, que têm o desejo de aprender e estão sempre atentas às tecnologias e tendências.
Duração
O curso de Marketing da UNIFEOB, por ser um tecnólogo, é mais voltado à prática da profissão.
Por essa razão, a formação também é mais curta.
O aluno pode concluir a graduação em dois anos.
Como está o mercado de marketing?
O profissional de marketing pode trabalhar em lugares diversos.
Há oportunidades de emprego em organizações públicas e privadas, ONGs e agências de publicidade.
Ele pode atuar ainda como autônomo ou abrir seu próprio negócio.
É importante dizer que toda marca precisa fazer marketing.
Então, o papel do profissional é imprescindível.
E, neste momento de transformação digital do mercado, o trabalho mercadólogo se faz ainda mais necessário.
É uma profissão do futuro?
Diante desta nova realidade tecnológica, o marketing se encontra entre as profissões do futuro.
Um dado que apoia essa tese é a de que mais de um terço dos diretores da área creem que o marketing online será responsável por 75% do investimento da área nos próximos cinco anos.
Ou seja, o marketing digital, embora não seja tão novo assim, tem tudo para continuar entre as carreiras em alta.
Onde estudar marketing?
A essa altura, você já deve saber onde estudar Marketing, não é verdade?
Afinal, mencionamos neste texto e até detalhamos a grade curricular do curso para você.
Estude Marketing na UNIFEOB e faça parte de uma instituição de ensino com nota máxima do MEC e reconhecimento nacional.
O curso é ofertado na modalidade EAD.
Ou seja, você assiste às aulas online e comparece ao campus apenas para a realização de provas ou outras atividades práticas específicas.
Acesse a página da graduação e saiba mais!
Conclusão
E, então, após ler todo o conteúdo, conseguiu ter certeza se a Faculdade de Marketing é para você?
Se sim, você já sabe: é só se inscrever na UNIFEOB.
Caso ainda esteja em dúvida sobre qual curso fazer, vale conhecer outras opções de formações.
Navegue pelo site da UNIFEOB e fique por dentro de todos os cursos disponíveis!
O que você achou dessa publicação?
Deixe o seu comentário abaixo.