Pensando em fazer Faculdade de Marketing e precisa ter certeza de que essa é a carreira ideal para você?

Preparamos este conteúdo com todas as informações sobre o curso e a área para ajudar você nessa decisão. 

Acompanhe até o final!

Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se grátis.

O que é o marketing?

O tempo todo nos deparamos com marketing, e até mesmo nós fazemos.

Mas você já parou para pensar, de fato, o que é o marketing?

Há quem resuma a atividade na realização de propagandas.

No entanto, essa é uma visão pormenorizada e até equivocada de marketing.

Afinal, a propaganda é uma das técnicas utilizadas, e não propriamente o significado de marketing.

O marketing é um conjunto de estratégias adotadas para atender às necessidades e desejos do consumidor.

E, dessa forma, tem papel importante na comercialização de produtos e serviços das empresas.

O que faz um profissional de marketing?

Quem exerce a função de marketing é o profissional de marketing, também chamado de mercadólogo, embora essa não seja uma nomenclatura tão comum no mercado.

É provável ainda ouvir as pessoas usarem o termo “marketeiro”, mas a palavra, na verdade, é um neologismo, e costuma ser empregue para se referir a quem faz marketing político.

Feitas as apresentações, vamos às funções.

O profissional de marketing estuda o mercado - incluindo as tendências e a concorrência, pesquisa e entende os consumidores, coloca as ações e estratégias em prática e mensura a efetividade do plano de marketing.

Qual a importância do marketing?

Fazer marketing não é colocar um comercial na TV ou criar um site.

É muito mais do que isso.

É um trabalho estratégico que deve ser alinhado aos objetivos de negócio da empresa.

Afinal, as ações adotadas precisam atender às expectativas da organização em relação à marca e vendas.

Também é necessário acompanhar a capacidade de produção e atendimento do negócio.

Sendo assim, o marketing desempenha um papel importante no que diz respeito à construção de imagem da marca e de seus produtos ou serviços e da atração e satisfação da clientela.

É ainda uma atividade que tem impacto direto nos funcionários e no clima organizacional, uma vez que a área de marketing pode assumir o endomarketing e a comunicação interna.

Quanto ganha um profissional da área de marketing?

Diante de toda essa responsabilidade e importância da área de marketing, você deve estar curioso para descobrir o salário do profissional, não é verdade?

Vamos aos valores:

Profissional em formação 

Durante a faculdade de marketing, o aluno já pode começar a trabalhar, e a maneira mais lógica e habitual de entrar no mercado é fazendo estágio.

Segundo o site Vagas, a média salarial para estagiário de marketing no Brasil é de R$ 1.240,00.

Profissional formado

Após se formar, o profissional pode almejar melhores oportunidades de trabalho.

No início da carreira, ele costuma ganhar, em média, R$ 2.103,19, na função de analista júnior em uma empresa de porte pequeno, segundo o portal Trabalha Brasil

À medida que a experiência profissional avança, e de acordo com o local de trabalho, os salários também ficam mais altos.

De acordo com o mesmo site pesquisado, um gerente de marketing, de nível master, contratado de uma multinacional, tem remuneração média mensal de R$ 27.889,67.

Quais são as áreas de mais destaque no marketing 2022?

faculdade de marketing quais sao areas de mais destaque 2020

Uma das grandes vantagens do marketing é a diversidade das áreas de atuação.

Além disso, conforme os comportamentos da sociedade e as tecnologias se transformam, o cenário também vai ganhando novos formatos de trabalho.

É o caso, por exemplo, do marketing digital, que despontou fortemente nos últimos anos e só tende a crescer.

Confira a seguir as áreas com mais destaque no marketing em 2022:

Estratégias mercadológicas

Até aqui, falamos bastante de como o marketing tem uma função estratégica, não é verdade?

E, dentro dos departamentos, costumam existir núcleos responsáveis pela formatação dos métodos mercadológicos que serão adotados.

Para isso, há muita pesquisa e estudo, além de alinhamento constante com a diretoria da empresa.

Endomarketing

Anteriormente, citamos o endomarketing, mas ainda não havíamos explicado o que era.

Trata-se do marketing interno, voltado aos funcionários da empresa.

Nele, um conjunto de técnicas são empregues para que os colaboradores “vistam a camisa” da organização e sejam “embaixadores da marca”.

É preciso, dessa forma, que a comunicação seja transparente e as ações provoquem engajamento.

Tudo isso reflete ainda em um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo, uma vez que todos estão empenhados em atingir os resultados da companhia.

Marketing digital

Agora, sim, o tão popular marketing digital, chamado também de marketing 4.0.

Trata-se do marketing voltado para os canais digitais, e que considera os novos comportamentos de consumo.

Afinal, até certo tempo atrás, por exemplo, ninguém fazia compras pela internet, não é verdade?

O marketing digital envolve uma série de atividades, e é possível, inclusive, se especializar em determinada área. 

Empreendedorismo

O marketing também abre espaço para o empreendedorismo.

E ele pode acontecer de duas formas: é possível o profissional abrir a própria agência de marketing ou atuar como um consultor.

Como é a rotina do profissional?

É difícil estabelecer a rotina do profissional de marketing com tantas áreas de atuação.

Isso porque o dia a dia vai depender da função exercida.

Os profissionais que trabalham em atividades mais criativas, por exemplo, têm uma rotina mais dinâmica.

Já os mercadólogos que atuam com análise costumam ter o expediente mais regrado.

De todo modo, vale conferir as principais tarefas que o profissional de marketing pode assumir.

Veja a seguir!

O que faz uma pessoa formada em marketing?

Entre as principais atividades do profissional de marketing estão:

  • Planejar e elaborar ações e campanhas
  • Atender demandas internas e acompanhar briefings
  • Contratar parceiros e fornecedores
  • Criar peças e materiais promocionais
  • Monitorar campanhas ativas, com métrica de resultados e elaboração de relatórios
  • Zelar pelas comunicações da marca
  • Fazer pesquisa de campo
  • Realizar análise de mercado e de concorrência
  • Gerenciar o budget da área.

Como funciona a Faculdade de Marketing?

Na Faculdade de Marketing, os alunos se tornam aptos a construir estratégias de atuação e posicionamento organizacional.

Eles também aprendem a utilizar ferramentas de comunicação e campanhas publicitárias voltadas para o alcance dos objetivos empresariais.

>>> Melhores cursos EAD para quem mora em cidades pequenas

Grade Curricular 

A grade curricular da Faculdade de Marketing varia de acordo com a instituição de ensino e o formato do curso.

Na UNIFEOB, por exemplo, o curso é um tecnólogo e os alunos têm as seguintes disciplinas:

1º semestre

Módulo 1:

  • Meio Ambiente, Negócios e Responsabilidade Empresarial
  • As Relações do Trabalho na Sociedade Contemporânea.

Módulo 2:

  • Comportamento Humano nas Organizações
  • Comunicação e Expressão.

2º semestre

Módulo 3:

  • Fundamentos de Contabilidade
  • Fundamentos de Finanças.

Módulo 4:

  • Fundamentos de Economia
  • Fundamentos de Administração.

3º semestre

Módulo 5:

  • Gestão Orçamentária 
  • Gestão Estratégica de Tributos.

Módulo 6:

  • Gestão Empreendedora
  • Administração Estratégica.

4º semestre

Módulo 7:

  • Gestão da Marca e Posicionamento
  • Comportamento do Consumidor.

Módulo 8:

  • Análise de Cenários e Planejamento Mercadológico
  • Gestão do Composto de Marketing.

Para quem é indicado

A Faculdade de Marketing não tem nenhuma restrição, a não ser a exigência do ensino médio completo, como todo curso de ensino superior.

No entanto, ela é mais indicada para pessoas com perfil criativo, que têm o desejo de aprender e estão sempre atentas às tecnologias e tendências.

Duração

O curso de Marketing da UNIFEOB, por ser um tecnólogo, é mais voltado à prática da profissão.

Por essa razão, a formação também é mais curta.

O aluno pode concluir a graduação em dois anos.

Como está o mercado de marketing?

O profissional de marketing pode trabalhar em lugares diversos.

Há oportunidades de emprego em organizações públicas e privadas, ONGs e agências de publicidade.

Ele pode atuar ainda como autônomo ou abrir seu próprio negócio.

É importante dizer que toda marca precisa fazer marketing.

Então, o papel do profissional é imprescindível.

E, neste momento de transformação digital do mercado, o trabalho mercadólogo se faz ainda mais necessário.

É uma profissão do futuro?

Diante desta nova realidade tecnológica, o marketing se encontra entre as profissões do futuro.

Um dado que apoia essa tese é a de que mais de um terço dos diretores da área creem que o marketing online será responsável por 75% do investimento da área nos próximos cinco anos.

Ou seja, o marketing digital, embora não seja tão novo assim, tem tudo para continuar entre as carreiras em alta.

Onde estudar marketing?

A essa altura, você já deve saber onde estudar Marketing, não é verdade?

Afinal, mencionamos neste texto e até detalhamos a grade curricular do curso para você.

Estude Marketing na UNIFEOB e faça parte de uma instituição de ensino com nota máxima do MEC e reconhecimento nacional.

O curso é ofertado na modalidade EAD.

Ou seja, você assiste às aulas online e comparece ao campus apenas para a realização de provas ou outras atividades práticas específicas.

Acesse a página da graduação e saiba mais!

Conclusão

E, então, após ler todo o conteúdo, conseguiu ter certeza se a Faculdade de Marketing é para você?

Se sim, você já sabe: é só se inscrever na UNIFEOB.

Caso ainda esteja em dúvida sobre qual curso fazer, vale conhecer outras opções de formações.

Navegue pelo site da UNIFEOB e fique por dentro de todos os cursos disponíveis!

Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se.

Inscreva-se no nosso Blog

Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se grátis.

O que você achou dessa publicação?

Deixe o seu comentário abaixo.

BUY On HUBSPOT