Por conta da popularização do teletrabalho, ou seja, do trabalho home office, estamos passando muito mais tempo sentados em frente ao computador. 

E nem sempre nossas estações de trabalho em casa possuem a melhor ergonomia, o que pode acarretar doenças como a Lesão por Esforço Repetitivo (LER) e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT). 

Por conta disso, os cuidados com a ergonomia no home office têm se tornado um assunto bastante presente entre empresas e colaboradores. 

E pensando em ajudar você a conhecer os principais cuidados a se tomar, trouxemos uma listagem de boas práticas ergonômicas neste artigo. 

Você vai conferir: 

O que é a ergonomia?
A importância da ergonomia no home office
Boas práticas de ergonomia para fazer no home office
Ergonomia também vale para sua faculdade EAD
Conclusão

New call-to-action

O que é a ergonomia? 

A ergonomia é um conceito que surgiu no século XVII e que faz referência à relação de colaboradores com seus equipamentos no ambiente de trabalho. 

Até os anos 1970, de acordo com o dicionário Michaelis, o termo era utilizado para descrever a relação entre homem e máquina. 

Porém, conforme foram surgindo equipamentos mais sofisticados e a nossa interação com eles no ambiente de trabalho foi mudando, o conceito também se alterou. 

Hoje, quando falamos em ergonomia, é muito mais comum imaginarmos alguém sentado em frente ao computador com o monitor na altura dos olhos e as pernas em 90°. 

E isso é o que reflete a definição no dicionário Michaelis também. 

Existe um verbete que diz que a ergonomia é a adequação de equipamentos e arquitetura para as condições ideais de trabalho. 

A título de curiosidade, o termo “ergonomia” vem da união de duas palavras gregas: ergon, que significa trabalho, e nomos, que significa lei natural. 

A importância da ergonomia no home office 

A primeira importância da ergonomia no local de trabalho é a prevenção de doenças ocupacionais como a LER e o DORT, como citamos na introdução deste artigo. 

Essas doenças não são uma novidade do home office ou do teletrabalho. 

Na verdade, elas são bastante antigas e se dão especialmente por conta do movimento repetitivo, no caso da LER, ou por lesões no sistema musculoesquelético, no caso do DORT. 

Na prática, as dores mais comuns associadas à LER e DORT são dores nas costas, no pescoço, nos pulsos e nos ombros. 

Segundo dados do Ministério do Trabalho, a dor nas costas é o segundo motivo que mais afasta colaborares. Entre janeiro e julho de 2021, foram 55 mil casos. 

A dor nas costas só perde para os casos de Covid-19 no afastamento de trabalhadores. Por isso, a preocupação das empresas com a ergonomia no home office. 

A responsabilidade das empresas pela ergonomia no home office 

O termo “home office” não tem sido muito utilizado pelas empresas para definir o trabalho feito de forma remota por seus colaboradores porque não há uma definição clara na legislação sobre isso. 

O termo utilizado na CLT, Consolidação das Leis Trabalhistas, é o teletrabalho. E segundo o documento, o teletrabalho tem normas. 

O teletrabalho seria caracterizado pela prestação de serviços realizada fora das dependências da empresa sem distinção. 

E por isso, o trabalho em home office, ou teletrabalho, deve seguir as normas do trabalho presencial em questão de direitos e deveres, incluindo a responsabilidade do empregador pela saúde de seus funcionários. 

É aqui que entra a preocupação com a ergonomia no home office. 

O ideal, então, é que a empresa proporcione esclarecimentos sobre a ergonomia para o funcionário, a fim de evitar que ele sofra com doenças ocupacionais.

ergonomia no home office - como incluir na rotina

Boas práticas de ergonomia para fazer no home office 

Existem alguns cuidados que você pode tomar para evitar sentir dores ao trabalhar de casa e algumas dicas para deixar o seu escritório mais adequado à ergonomia. 

As indicações que daremos abaixo foram dadas por profissionais, que você pode ler nesta matéria. 

Para facilitar o entendimento, vamos dividir os cuidados em duas listas.

Na primeira, você vai encontrar maneiras de adequar o seu escritório e na segunda, práticas para evitar dores. 

Confira como adequar seu escritório: 

  • Cuide a altura dos seus equipamentos: a sua postura deve ser sua principal preocupação, então nada de trabalhar do sofá o dia inteiro. É importante que você deixe seus joelhos e quadris a 90°, tenha um apoio a 90° para os cotovelos e pés e que o monitor do seu computador esteja na altura dos seus olhos. 
  • Invista em uma cadeira confortável: você vai passar várias horas sentado na mesma cadeira, então uma maneira de melhorar a ergonomia no home office é preferindo uma cadeira confortável e que atenda aos requisitos do ponto anterior quanto à altura. 
  • Procure luz e ventilação natural: uma boa iluminação é o ideal para que você consiga manter a saúde dos seus olhos, mas também uma boa produtividade. Além disso, montar o seu local de trabalho onde você consiga ter ar puro é essencial. 
  • Tome cuidado com a decoração e as cores das paredes: as cores podem exercer efeitos sobre os seres humanos, então pense nisso quando montar seu escritório. As cores azul e verde são as mais indicadas porque transmitem calma e criatividade. Tente, também, trabalhar em um local sem muita decoração e que esteja sempre organizado. Isso ajuda a diminuir as distrações. 

Agora, veja como cuidar da sua saúde enquanto faz teletrabalho: 

  • Procure variar a sua postura na hora de trabalhar. Se você trabalha sentado, pode tentar ficar em pé de vez em quando ou investir em algumas caminhadas curtas ao longo do dia. 
  • Faça pausas de dez minutos a cada 90 minutos trabalhados, isso ajuda tanto a manter a produtividade quanto a preservar os seus olhos. 
  • Faça atividades diárias para poder fortalecer os seus músculos. Músculos mais fortes ajudam a diminuir as dores no corpo. 
  • Mantenha uma respiração constante e prolongada durante o trabalho. Busque não travar a respiração ou respirar rápido demais. 
  • O mesmo vale para os seus olhos. Quando estamos olhando para telas, costumamos piscar menos, mas isso é prejudicial. Então, procure piscar mais para lubrificar seus olhos. 
  • Se sentir dor, mude de posição na cadeira ou levante para dar uma caminhada. E se a dor persistir, consulte um médico ortopedista ou um profissional fisioterapeuta. 

Ergonomia também vale para sua faculdade EAD 

E não só com a ergonomia no home office você precisa se preocupar, mas também como está sua postura e seus equipamentos no momento em que vai assistir aulas online e estudar. 

Assim como o teletrabalho, assistir aulas e estudar leva algum tempo e esse tempo é normalmente passado sentado em uma cadeira e olhando para uma tela. 

Por isso, várias das dicas que demos acima funcionam nesse contexto também. 

De maneira geral, procure deixar o seu ambiente de estudo o mais ergonômico possível.

Invista em móveis confortáveis, respeite as alturas e distâncias indicadas e faça as pausas necessárias. 

Conclusão 

Esperamos que, ao chegar ao final deste artigo, você tenha compreendido como levar ergonomia para o seu home office, qual é a importância disso e como sua empresa pode ajudar. 

Também trouxemos aqui algumas dicas de como melhorar o seu espaço de trabalho e quais práticas você deve adotar para evitar dores nas costas, nos braços e no pescoço. 

Leia também: 

Marketing pessoal: o que é, importância e dicas para usar 

Trabalhar em grandes empresas: dicas e passo a passo 

É hora de fazer um detox digital na sua vida? 

Melhores profissões e salários: confira as áreas mais promissoras 

Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se grátis.

Inscreva-se no nosso Blog

Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se grátis.

O que você achou dessa publicação?

Deixe o seu comentário abaixo.

BUY On HUBSPOT