Você se considera uma pessoa criativa? Interessa-se em saber como os ambientes são feitos e projetados? Então, o curso de Arquitetura e Urbanismo EAD é uma ótima opção para você! 

Reconhecido pelo Ministério da Educação, o curso de Arquitetura e Urbanismo EAD prepara o aluno para se tornar um profissional capacitado para a criação de plantas para o desenvolvimento de obras residenciais e comerciais. Os arquitetos são capazes de projetar e organizar espaços internos e externos de acordo com os gostos dos clientes e critérios técnicos que visam a estética, conforto e funcionalidade.

Este é um dos cursos mais procurados no país, o que aumenta a concorrência e impossibilita que muitos alunos realizem o sonho do diploma. Mas o modelo a distância, chega como uma opção viável e flexível, possibilitando que você trabalhe e estude. 

Então, se você está pensando em cursar Arquitetura e Urbanismo a distância, confira nesse posts como é a rotina de um estudante de Arquitetura e Urbanismo EAD, e outras informações importantes sobre a profissão, características do curso e mercado de trabalho.

Como funciona o curso de arquitetura e urbanismo EAD?

Entre as habilidades exigidas no curso de arquitetura e urbanismo EAD, está a curiosidade e a criatividade. Para estudar a distância, você precisará também de organização, planejamento e autodisciplina. Isso porque é você quem define seus horários para estudos e não se dedicar poderá prejudicar a sua formação. 

Conforme regulamenta o MEC, o curso de Arquitetura e Urbanismo EAD está disponível no modelo semipresencial. Nesse modelo, além do ensino online, existem aulas presenciais regulares e obrigatórias, que acontecem semanalmente, quinzenalmente ou mensalmente, variando conforme a faculdade. Geralmente elas ocorrem a noite ou aos finais de semana, facilitando a organização de tempo do aluno. 

As aulas presenciais são muito importantes, pois é durante elas que você colocará em prática a teoria que estudou em casa. São realizados experimentos e atividades em laboratórios, seminários, trabalhos em grupo, visitas técnicas, entre outras atividades. Nesse momento você pode tirar dúvidas com professores, entregar trabalhos e realizar as provas.

Além disso, você também poderá compartilhar as suas experiências e dúvidas com os colegas de curso, construir amizades e quem sabe até descobrir oportunidades de emprego e negócios. 

Já a parte teórica do curso acontece em ambiente virtual, na plataforma de aprendizagem da instituição. Todo esse conteúdo fica disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana. Você terá diversas disciplinas através de videoaulas, apresentações interativas, conferências ao vivo e bate-papo com professores.  

Sem falar da biblioteca virtual que estará disponível 24 horas por dia e  uma equipe profissional para tirar dúvidas e dar suporte e orientações aos alunos.

E se você quer saber quando aprenderá a projetar e colocar a mão na massa, saiba que é pra isso que existem as aulas práticas. Os projetos arquitetônicos podem ser desenhos ou maquetes e você aprenderá como fazê-los. 

O que se estuda em Arquitetura e Urbanismo?

A faculdade de Arquitetura e Urbanismo EAD é um bacharelado e tem duração média de cinco anos. A formação é ampla e mescla disciplinas de conhecimentos das Ciências Humanas e das Ciências Exatas. 

ead arquitetura e urbanismo

As principais disciplinas que compõem a grade Curso de Arquitetura e Urbanismo são: 

  • Desenho Técnico
  • Introdução a Gestão de Projetos
  • História da Arquitetura
  • História da arte e estética
  • Análise e Gestão Ambiental
  • Gestão de Projetos
  • Urbanismo e Infraestrutura
  • Projeto e Instalações Prediais
  • Teoria das Estruturas
  • Planejamento Urbano
  • Paisagismo
  • Modelos e Maquetes
  • Instalações Hidrossanitárias
  • Instalações Elétricas de Baixa Tensão
  • Planejamento Urbano e Regional
  • Informática Aplicada à Arquitetura e Urbanismo

 

Durante o primeiro ano da faculdade de Arquitetura e urbanismo,  o aluno tem o foco de estudo nas artes e no desenho, que são características da profissão. Na disciplina de História da Arquitetura, por exemplo, você vai aprender a identificar as diversas Escolas Arquitetônicas. Topografia e representação gráfica estrutural também são estudados no início da faculdade. 

No decorrer do curso, o aprendizado passa a ter mais foco nas matérias relacionadas a engenharia. É aqui que você tem contato com os projetos de estruturas, aprende sobre desenho tridimensional de estruturas no computador, inclusive utilizando programas avançados.

Depois, você se aprofundará nas matérias práticas de arquitetura. Será o ano que o aluno vai colocar a mão na massa fará mais projetos, terá uma rotina de aulas maiores em laboratórios. É quando você, por meio da prática, aprende o que funciona e o que não funciona, o que pode e não pode. Você desenvolve sua criatividade e compreende como será a sua rotina de trabalho. 

Vale a pena fazer Arquitetura e Urbanismo a distância?

Muitas pessoas têm o sonho de ser arquiteto, mas ficam impossibilitadas devido ao custo das mensalidades dos cursos presenciais, dificuldade de conciliar com trabalho, além da concorrência para entrar no curso. Nesse sentido, a faculdade de Arquitetura e Urbanismo EAD é a maneira mais vantajosa de se formar e construir uma carreira de sucesso. 

Quando falamos no curso presencial, a maioria das faculdades de Arquitetura e Urbanismo são integrais, ou seja, o aluno tem aulas nos três períodos, manhã tarde e noite, dificultando assim a possibilidade de estudar e trabalhar. Já ao estudar a distância, ainda que no semipresencial, você não vai precisa estar todos os dias na faculdade para estudar. 

  O aluno que opta por fazer faculdade de Arquitetura e Urbanismo EAD, terá as mesmas disciplinas que no curso presencial, porém com a vantagem da flexibilidade de poder estudar a qualquer horário do dia ou da noite.

Além disso, no curso EAD, o aluno desenvolve autonomia, capacidade de ser autodidata, organização, qualidades que serão importantes depois, quando ele for para o mercado de trabalho.

Outra vantagem que faz valer a pena estudar Arquitetura e Urbanismo EAD, é a economia de dinheiro. Fazer faculdade a distancia sai bem mais barato que a presencialmente, e algumas instituições oferecem mensalidades até 50% mais barato que o método tradicional. 

No Brasil, mais de 25 faculdades já receberam autorização do Ministério da Educação (MEC) para oferecer o curso a distância arquitetura e urbanismo. Mas a dúvida de muitos aspirantes a essa graduação a distância é se essa modalidade tem reconhecimento no mercado de trabalho

Recentemente essa modalidade foi alvo de críticas pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e a Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (ABEA). As entidades, pedem mais rigor à fiscalização e mais exigências durante o curso de Arquitetura e Urbanismo. 

Porém, a discussão é recente e não existe nada definido ainda. O que você deve se preocupar é com a qualidade da instituição que deve ofertar todas as disciplinas do ensino presencial, conforme regulamenta o Ministério da Educação. Além disso, você também deve se dedicar e conquistar uma aprendizagem de qualidade. 

São inúmeras as vantagens que o ensino a distância pode te oferecer. O arquiteto formado por ensino a distância ou presencialmente são considerados apto a atuar no mercado de trabalho e conquistam espaços igualmente. 

Por fim, para que sua graduação realmente valha a pena, é importante escolher as melhores instituições do seu estado ou região. Tenha em mente o quão importante é essa escolha para seu futuro. 

Por isso faça pesquisas, viste a faculdade escolhida, conheça e converse com os professores e se possível, converse com alunos que já se formaram no mesmo curso na metodologia EAD. Quanto mais informação você tiver, mais segurança terá na hora de escolher a faculdade. 

curso a distancia arquitetura e urbanismo

Por que estudar a distância?

Nos últimos anos, a modalidade de estudo em  EAD vem crescendo a um ritmo acelerado. Sua procura chega a ser até três vezes maior que o método presencial. Tudo isso porque a metodologia moderna e inteligente do ensino a distância está inovando o ensino no Brasil.  

A diferença do curso de Arquitetura e Urbanismo EAD para o presencial é apenas a metodologia em que as disciplinas serão aplicadas. As matérias estudadas e a carga horário do curso a distância são as mesmas que a do ensino presencial, pois isso é determinado pelo Ministério da Educação. 

Veja abaixo outras vantagens do ensino a distância. 

Comodidade

Durante a faculdade EAD  é o aluno quem escolhe o horário  e onde vai estudar. Os conteúdos ficam disponíveis nas plataformas, e não é necessário cumprir horários fixos para fazer as aulas. Mas devem ser cumprido os prazos de entrega de trabalhos e provas. 

Economia de dinheiro

Esse é outro ponto que chama a atenção dos futuros universitários. Na modalidade EAD, as mensalidades são mais baratas comparada ao modelo presencial. Isso sem contar que o aluno não precisa se deslocar até a faculdade todos os dias, o que gera economia de transporte, com a alimentação fora de casa e até mesmo com materiais de estudo, pois boa parte da bibliografia pode ser consultada online. 

Mesmo diploma

O diploma da faculdade de Arquitetura e Urbanismo EAD tem o mesmo peso que o diploma do curso presencial. As faculdades que oferecem o curso em EAD  passam por avaliações rigorosas de controle do MEC. Nessas avaliações são analisados estrutura da faculdade, laboratórios,  didático-pedagógicos, grade curricular, titulação dos professores, a infraestrutura física dos polos. 

Acesso facilitado

Outra vantagem é que os polos das faculdades EAD estão presente na maioria das cidades brasileiras, ou seja, se você precisar mudar de cidade ou estado, não vai prejudicar os estudos.

 

Como é o mercado de trabalho para arquitetos?

  Há quem diga que a arquitetura é a arte da utilização do espaço ou a arte de criar espaços. Mas a profissão vai muito além do que desenhar ou projetar espaços. O arquiteto tem que levar vários fatores em conta na hora de criar seus projetos. Aspectos culturais da região, aspectos históricos, aspectos ambientais, aspectos técnicos e estéticos personalidade do cliente, entre outros, tudo isso deve ser pensado e feito pelo arquiteto. 

Ao se formar, você será responsável pela organização, construção ou reforma de diferentes espaços como casas, prédios, pontes, estabelecimentos, entre outros. Constantemente, ele atua junto com engenheiros no acompanhando e na criação de projetos de construção. 

Já quando falamos de urbanismo, o profissional que escolhe focar nessa área trabalha com planejamento urbano e desenvolvimento de regiões como cidades, bairros e projetos de saneamento.

O urbanista pode, ainda, exercer atividades como preservação e restauro de patrimônio históricos; atuar em arquitetura de interiores de espaços públicos, exercer tarefas de consultoria, assessoria e de gerenciamento de obras; realizar vistorias, laudos etc.

O mercado de trabalho para o arquiteto está em constante expansão no país. O profissional que se forma em arquitetura e urbanismo pode trabalhar em indústrias, construções, lojas de decoração e arquitetura de interiores, comunicação visual, paisagismo e ambiente, edificação e construção, luminotécnica, restauração de edifícios e urbanismo.  

A tendência é que o arquiteto tenha mais oportunidades de emprego em cidades maiores, pois o numero de construção é maior. Já as regiões que mais oferecem vagas de emprego para o arquiteto são no Sudeste e no Sul. Algumas tendências de design, como as residências cada vez menores tem favorecido este mercado de trabalho.

Agora se você prefere trabalhar por conta, saiba que grande parte dos arquitetos e urbanistas atuam também de forma autônoma. Muitos montam seus escritórios próprios, outros conciliam o emprego fixo com empregos temporários. Mas lembre-se, se você se interessa em seguir carreira independente deve aprender sobre empreendedorismo e gestão de negócios.

Para exercer a profissão de arquiteto e urbanista você vai precisar ter o registro no CAU. Ele é o que comprova que o arquiteto e urbanista é um profissional registrado no Conselho de Arquitetura e Urbanismo e pode exercer suas atividades de acordo com a lei. O registro habilita o profissional a atuar em todo o território nacional. 

Qual o salário de um arquiteto e urbanista? 

Como vimos acima, há diversas áreas de atuação para o arquiteto e urbanista trabalhar e isso significa pisos salariais diferentes. Os valores de salário variam de acordo com a função, tempo de trabalho e região onde o profissional optou por trabalhar. 

Segundo uma pesquisa do site de emprego Catho, a média salarial de um arquiteto no Brasil é de R$ 3.615,00. Mas vale destacar que esse valor pode mudar de regiao para regiao, sendo no Sudeste estão os maiores salários. 

Já as pesquisas feitas pelo site Salario.com, apontam que o arquiteto urbanista no Brasil ganha em média R$ 6.317,82, podendo chegar a até R$ 14.355,13. E, de acordo com o mesmo site, se você escolher apenas área de urbanismo, os ganham estão na faixa de R$ 3.881,13. 

Então, estudar Arquitetura e Urbanismo EAD é uma possibilidade viável e que vale muito a pena. Se você tem o sonho de seguir essa profissão, o mercado de trabalho segue aquecido. Criatividade, curiosidade e vontade de crescer é o que você precisa para conquistar o seu espaço.

Quer fazer faculdade de arquitetura e urbanismo EAD? Então visite a página da UNIFEOB conheça os benefícios que a faculdade disponibiliza e comece a estudar ainda esse ano. 

New call-to-action

Inscreva-se no nosso Blog

Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se.

O que você achou dessa publicação?

Deixe o seu comentário abaixo.

BUY On HUBSPOT