qual diferenca entre tecnologo bacharel qual melhor
Conquistar uma vaga no ensino superior é hoje um dos maiores objetivo
s para muitos jovens brasileiros.

Seja no ensino público, seja no ensino privado, ingressar na faculdade abre portas para um futuro mais promissor e cheio de oportunidades. Mas na hora de escolher a graduação ideal, muitos ainda ficam em dúvida sobre as diferenças entre tecnólogo e bacharelado. Você sabe diferenciar essas duas modalidades?

Com uma rotina cada vez mais apertada, muitos jovens e adultos precisam conciliar o tempo entre família, trabalho e estudos. Essa realidade pode acabar se tornando um empecilho na hora de optar por entrar na faculdade. Além disso, nem sempre cabe no orçamento investir em uma graduação. Nesse ponto, os cursos tecnólogos ganham vantagem tanto para quem tem pouco tempo como para quem quer pagar menos. 

Segundo dados do Censo de Educação Superior, entre 2006 e 2016, as matrículas nesse modelo de graduação praticamente triplicaram. Mas será que o curso tecnólogo possui a mesma qualidade de um curso bacharelado convencional? O tecnólogo serve como pós-graduação? O diploma do bacharelado é mais valorizado?

Neste texto, vamos apresentar as principais diferenças entre o tecnólogo e o bacharelado, para que você escolha a melhor graduação para a sua formação. Confira a seguir.

Qual a diferença entre tecnólogo e bacharelado?

É importante que você faça uma análise das duas modalidades para escolher a graduação que melhor se adequa às suas pretensões e necessidades. Há algumas diferenças bem claras entre o tecnólogo e o bacharelado. Confira a seguir e veja qual delas melhor se encaixa no seu futuro.

Duração

A diferença mais sutil entre as duas modalidades é, sem dúvidas, o tempo de duração dos cursos. O bacharelado é a forma mais tradicional de graduação, aquela que dura de quatro a seis anos, dependendo da área que você escolher. 

o tecnólogo pode durar de dois a três anos, funcionando como uma espécie mais específica de curso. A graduação tecnológica surgiu da necessidade do mercado em formar profissionais mais preparados para as necessidades da carreira, por isso o curso é concluído de forma mais acelerada. 

Grade Curricular

Mas se a duração é diferente, isso significa que as matérias aprendidas também serão afetadas? Não necessariamente! O que acontece aqui é que, por possuir maior duração, o curso de bacharelado aborda um currículo mais amplo e teórico. 

Nos cursos de tecnólogo as matérias são mais voltadas para o mercado de trabalho. Dessa forma, o aluno aprenderá, como o próprio nome da modalidade sugere, temas mais técnicos. Nessa categoria é comum o aluno se deparar com aulas mais focadas na prática em serviço. 

Classificação e Nomenclatura

Da mesma forma que a grade curricular do curso de bacharelado é considerada mais ampla e abrangente, isso também ocorre na nomenclatura dos cursos. As graduações tradicionais dividem suas áreas de maneira mais tradicional, como as ciências humanas, exatas ou biológicas.

Apesar de oferecer uma visão mais abrangente da área, o bacharelado também disponibiliza especificações dentro de alguma área. É o caso das Comunicação Social, que pode variar entre Jornalismo, Rádio e TV, Assessoria de Imprensa etc.

Na modalidade tecnólogo o curso é ofertado de acordo com o tipo de trabalho que será desenvolvido. Se você já está no mercado de trabalho e deseja especializar-se na área para aumentar as oportunidades, essa pode ser a opção ideal para o seu futuro. 

Para entender como funciona essa especificidade, digamos que você queira desenvolver suas habilidades para trabalhar na área comercial: um curso tecnólogo de Gestão Comercial é uma excelente maneira de você desenvolver seus conhecimentos na área.

O que os cursos de tecnólogo e bacharelado têm em comum?

Mas nem só de diferenças vivem a dupla tecnólogo e bacharelado. Há também algumas semelhanças, e a principal delas é o reconhecimento por parte do MEC e do mercado pela graduação tecnólogo, que até alguns anos atrás ainda era visto com desconfiança. 

Reconhecimento do MEC

Há uma desconfiança por parte de alguns meios sobre o reconhecimento do tecnólogo, mas saiba que isso não passa de especulação. Ambos são considerados cursos de nível superior, com as mesmas formas de ingresso – vestibular tradicional, agendado ou virtual – e também podem ser cursados a distância pela graduação EAD.

Os cursos da modalidade tecnólogo existem no Brasil desde a década de 1960, sendo reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) como graduação da mesma forma que o bacharelado e a licenciatura. Ele também é validado como ensino superior para quem deseja prestar concursos públicos, MBA e até mesmo pós-graduação

E o diploma, vale para os dois cursos? Com certeza. Independentemente de você optar pelo bacharelado ou pelo tecnólogo, o peso do diploma será o mesmo em todo o território nacional, desde que o curso seja reconhecido pelo MEC. 

Oportunidades no mercado de trabalho

Foi-se o tempo em que o mercado via com maus olhos o profissional formado em um curso tecnólogo. Com demandas cada vez maiores, o tecnólogo se tornou uma alternativa mais rápida e específica para a formação de trabalhadores, e também para ampliar o leque de profissionais disponíveis no mercado de trabalho.

Mesmo ainda atrás dos cursos de bacharelado (60,1%) e de licenciatura (20,1%), o aumento na procura por cursos tecnológicos deve tornar essa modalidade protagonista nos próximos anos, gerando maior empregabilidade em todos os setores. 

Quais os pontos positivos e negativos de cada graduação?

qual diferenca entre tecnologo bacharel quais pontos negativos positivos cada graduaca

Para que você compreenda ainda mais a diferença entre tecnólogo e bacharelado, separamos características positivas e negativas de cada uma das modalidades. Lembre-se que esses pontos podem ser subjetivos e dependem da sua escolha de carreira e da realidade de cada estudante.

Pontos positivos do Tecnólogo

  • Duração mais curta;
  • Cursos voltados para o mercado de trabalho;
  • Grade curricular focada na prática;
  • Grande abrangência de áreas;
  • Flexibilidade.

Pontos negativos do Tecnólogo

  • Não é aceito em algumas áreas tradicionais, como Medicina, Direito, Arquitetura e Engenharia;
  • Pode ser visto com desconfiança por alguns setores.

Pontos positivos do Bacharelado

  • Maior abrangência de cursos;
  • Confiabilidade do mercado;
  • Conhecimento de diversas áreas e setores.
  • Tempo para prestar estágios e participar de projetos.

Pontos negativos do Bacharelado

  • Duração de no mínimo 4 anos;
  • Pouco aprofundamento, o que exige pós-graduação caso haja interesse de especialização em uma área.

O que considerar antes de escolher o nível de formação?

Se você está pensando em entrar para a faculdade, o primeiro passo que você deve se atentar é sobre o curso escolhido. Seja tecnólogo, seja bacharelado, o mais importante é cursar o campo de ensino que você acredita ser o que mais combina com as suas pretensões. 

Além do tecnólogo e do bacharelado, há ainda os cursos de licenciatura, desenvolvidos especialmente para quem sonha lecionar no ramo da educação. Antes de definir qual a melhor modalidade para cursar na graduação, faça a si mesmo as seguintes perguntas.

  • Quais são os seus objetivos pessoais e profissionais?
  • Com qual área você mais se identifica? 
  • Como está o mercado para esta área?
  • Quais as possibilidades de especializações?
  • É possível cursar um tecnólogo nesta área?

Ao responder a essas questões, você terá muito mais certeza sobre o futuro acadêmico que deseja traçar. 

O que é mais vantajoso para carreira: tecnólogo ou bacharelado?

Se ainda há dúvidas sobre qual curso escolher na faculdade, uma boa dica é pesquisar sobre as profissões com maior empregabilidade ou mesmo sobre a possibilidade de prestar um concurso público. Neste caso, um curso tecnólogo leva vantagem, já que a duração é mais curta e você não precisará dedicar muitos anos para conquistar o diploma.

O seu objetivo profissional é trabalhar em uma grande empresa? Ou você gostaria de abrir o próprio negócio? Existem diversas opções e a realidade de cada um exige um planejamento personalizado. 

Se você já está no mercado do trabalho e sente que precisa de mais especialização na sua área, vá de tecnólogo. Se você está ingressando pela primeira vez no ensino superior e sonha em ser advogado, vá de bacharelado. 

Os tecnólogos têm um cunho mais prático, mais “mão na massa”. Eles são bons para aqueles que já estão no mercado de trabalho e desejam obter uma formação superior para ampliar ainda mais as chances de promoção e melhores salários. Já o bacharelado é excelente para se aprofundar em diversas áreas de um mesmo tema, como o campo da Administração, sem focar em um estudo específico. 

Onde estudar?

qual diferenca entre tecnologo bacharel onde estudar

Após definir se o curso ideal para você se encaixa na modalidade tecnólogo ou bacharelado, é preciso analisar em qual instituição de ensino você aplicará o vestibular. Há diversos fatores que você deve levar em consideração antes de decidir pela instituição de ensino: a reputação da universidade na região; o reconhecimento pelo MEC; a metodologia de ensino adotada; a qualidade do campus etc. 

Os cursos tecnólogos ocupam hoje um lugar de destaque nas melhores faculdades brasileiras. Dessa forma, é possível encontrar diversas opções disponíveis no mercado, seja para cursos presenciais, seja para cursos na modalidade EAD. 

Os cursos a distância levam vantagem quando o assunto é economia. Portanto, se você está procurando uma graduação que caiba no orçamento, com a vantagem de se formar em menos tempo, o tecnólogo EAD é a opção ideal para o seu futuro acadêmico. 

Isso porque a modalidade oferece maior flexibilidade para assistir às aulas de casa, menor deslocamento até a sede física da instituição e facilidade para conciliar a vida acadêmica e profissional.

Está convencido de que a graduação é um passo importante para a sua carreira profissional? Então acesse o link a seguir, confira a lista de todos os cursos do Centro Universitário Fundação de Ensino Octávio Bastos (UNIFEOB) e faça já a sua matrícula: Graduação é na UNIFEOB.

Inscreva-se no nosso Blog

blog ead unifeob

O que você achou dessa publicação?

Deixe o seu comentário abaixo.

BUY On HUBSPOT