Você já pensou em fazer um detox digital?

Atualmente, vivemos na era da hiperconectividade. Ou seja, é cada vez mais comum vermos nossos colegas, amigos e familiares passando horas conectados aos celulares, tablets e computadores. E isso é perceptível no dia a dia. 

Quantas vezes você já viu pessoas nos celulares em meio a reuniões familiares e com grupos de amigos? 

Ou até mesmo em horário de trabalho: é possível que você conheça diversos colegas que não conseguem evitar “escapadinhas” para as redes sociais durante suas atividades, não é mesmo?  

Navegar pelos diversos sites da internet e conferir as redes sociais são atividades extremamente prazerosas. Contudo, essas ações podem se tornar verdadeiros vícios, prejudicando o desempenho nos estudos, no trabalho e até mesmo nas relações pessoais. 

Será que você já chegou nesse ponto? Neste artigo, vamos explicar o que é detox digital e como saber se é momento de dar um tempo das telas. Fique conosco e descubra tudo sobre o assunto!

Confira neste artigo:
O que é detox digital 
Os benefícios do detox digital para sua saúde 
Como saber se é a hora de fazer um detox digital? 
Passo a passo para começar o seu detox digital 
Conclusão

detox digital - cinco pessoas com os celulares na altura dos seus rostos

O que é detox digital 

O termo detox se tornou muito popular nos últimos anos. Afinal, no universo da nutrição, esse conceito já é amplamente utilizado. 

Quem nunca ouviu falar dos famosos sucos detox?  Eles têm como função desintoxicar o organismo, melhorando seu funcionamento, especialmente após épocas de exageros, como nas festas de final de ano. 

O conceito de detox digital tem uma ideia parecida. Uma desintoxicação digital consiste em dar um tempo das telas e do universo digital, reduzindo o uso das redes sociais e o tempo que se passa grudado no celular.

Assim como o detox alimentar, o digital também é indicado para aqueles que cometem exageros. Ou seja, passam tempo demais em frente ao computador e celular e estão prejudicando suas vidas pessoais e profissionais. 

Segundo o relatório The State of Mobile 2021, do App Annie, os brasileiros passam 4,8 horas por dia, em média, usando os smartphones. O Brasil só fica atrás da Indonésia, que tem uma média de 5,2 horas por dia.

Mas isso quer dizer que os celulares e computadores são vilões? Não exatamente! O que devemos refletir não é se as redes sociais e a internet são boas ou ruins, mas sim qual o nosso comportamento diante delas. 

Na atualidade, é difícil nos ausentarmos completamente do universo digital. Afinal, utilizamos a internet para nos informar, comunicar, estudar e também trabalhar. Sendo assim, ter zero contato é algo bem desafiador e não é o que estamos propondo neste artigo. 

O detox digital surge para pensarmos e construirmos uma relação mais saudável com os dispositivos digitais que nos cercam, sem radicalismos. O principal objetivo é fazer um uso equilibrado dessas ferramentas.

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Exemplos de detox digital

Abaixo, trazemos alguns exemplos de ações para o detox digital:

  • Estabelecer horários fixos e colocar limite de tempo para cada aplicativo no celular, principalmente as redes sociais;
  • Evitar ficar no celular durante encontros com amigos e familiares;
  • Desligar e se desconectar de aparelhos eletrônicos pelo menos uma hora antes de dormir, incluindo televisores;
  • Sem utilizar o celular, fazer atividades ao ar livre todos os dias.  

Os malefícios da hiperconectividade para sua vida pessoal e profissional 

Você sabia que ficar muito tempo conectado ao computador ou celular altera o nosso comportamento social? A neurociência explica!

Sabe essa necessidade de checar frequentemente o seu smartphone, por exemplo? Ela está associada às doses de dopamina que o seu cérebro libera toda vez que surge uma notificação. 

Isso acontece porque os likes e comentários que recebemos nas redes sociais dão uma sensação de que somos queridos e aceitos. 

A busca por essa sensação de prazer é o que nos faz querer passar mais tempo no celular ou em frente ao computador, valorizando cada vez mais a conectividade e a interação social virtual.

É por isso que muitas pessoas ficam ansiosas e estressadas ao estar longe dos dispositivos digitais, o que traz prejuízos para vida pessoal e profissional. 

Para a vida pessoal, é comum que muitas pessoas se afastem do convívio social, permanecendo em frente à tela mesmo em momentos de interação com amigos e familiares. 

Além disso, passar tempo demais em frente aos dispositivos também traz consequências negativas para a saúde. Piora na visão, ansiedade, depressão e sedentarismo são alguns dos problemas mais associados ao uso indiscriminado da tecnologia. 

Para a vida profissional, as consequências são igualmente maléficas. É cada vez mais comum que muitos funcionários tenham sua produtividade afetada por não conseguir se distanciar das redes sociais. Uma escapadinha ou outra para checar o whatsapp é normal, mas quando se gasta horas nas redes sociais, a situação é preocupante. 

Por mais que hiperconectividade seja uma tendência em nossa sociedade, encontrar equilíbrio no uso da internet e suas tecnologias é essencial para ter uma vida plena. 

No tópico a seguir, explicamos alguns dos principais benefícios do detox digital. Fique conosco!

Os benefícios do detox digital 

Realizar um detox digital traz inúmeros benefícios para todas as pessoas. Afinal, em um mundo onde estamos cada vez mais conectados à internet e menos próximos fisicamente, valorizar e ter momentos longe do virtual é fundamental para a qualidade de vida.

O detox digital tem efeito sob diversas esferas das nossas vidas, incluindo  trabalho, estudos e vida pessoal. Confira abaixo os principais benefícios. 

  • Trabalho

O detox digital permite otimizar melhor seu tempo de trabalho, evitando que parte dele esteja voltado para checar redes sociais e sites aleatórios. Isso permite que você estabeleça uma rotina e organize de forma eficaz suas demandas profissionais.

Como resultado final, você terá certamente um aumento na sua produtividade e, assim, mais chances de se destacar em sua função. 

  • Estudos 

Está se preparando para o Enem ou estudando para o vestibular? O detox digital traz diversas vantagens para você. 

A procrastinação é um dos grandes vilões dos estudos, não é mesmo? E as redes sociais são verdadeiros paraísos para os procrastinadores. 

Quantas vezes você foi começar os estudos, deu a famosa “olhadinha” nas redes sociais e quando percebeu perdeu praticamente uma hora? Provavelmente muitas, porque essa atitude é algo super comum. Contudo, é extremamente prejudicial para quem quer ter uma rotina de estudos e alcançar seus objetivos. 

Por isso, o detox digital, organizando e estabelecendo horários para esse momentos em frente às telas, é essencial também para os estudos. 

detox digital - mulher sentada em frente ao computador

  • Vida pessoal

O detox digital pode trazer diversos benefícios também para sua vida pessoal.

Ao passar menos tempo no celular e no computador, você tem mais momentos disponíveis para fazer atividades físicas e cuidar da saúde mental. Isso contribui muito para diminuição do estresse e da ansiedade e para um aumento da sua qualidade de vida.

Além disso, esse detox também permite que você esteja integralmente presente nos momentos de lazer com a família e os amigos, sem ficar o tempo todo conferindo as redes sociais. 

Assim, você amplia sua conexão com o próximo e aproveita mais desse tempo com as pessoas que ama, fortalecendo suas relações interpessoais. 

Como saber se é a hora de fazer um detox digital? 

Se você chegou até aqui, é bem possível que esteja se perguntando: mas como saber se estou precisando de um detox digital? Nós vamos ajudar!

Abaixo, criamos um pequeno questionário para você refletir sobre suas atitudes. Se você responder sim para uma ou mais perguntas, pode ser o momento de reavaliar sua relação com o digital. Confira: 

1 - Você fica acordado até mais tarde só para dar mais uma olhadinha nas redes sociais?

2 - Você se sente ansioso ou estressado se passa muito tempo distante do celular?

3 - Ficar um dia sem acesso a internet é algo inimaginável para você?

4 -  No bar, em uma mesa cheia de amigos, você mantém os olhos fixos na tela, mesmo com uma conversa animada ao redor? 

5 - Você fica checando as redes sociais durante as aulas ou no trabalho?

6 - Uma das primeiras coisas que você faz ao acordar é pegar o celular e checar as redes sociais?

Se você respondeu sim para uma ou mais perguntas, é possível que seja o momento para algumas mudanças de atitude. A seguir, explicaremos passo a passo como começar o seu detox digital. 

Passo a passo para começar o seu detox digital 

detox digital - mão tocando tela de celular

Confira como começar o seu detox digital:

1 - Limite as notificações

Você sabia que é possível configurar as notificações de todos os aplicativos do seu celular? Uma sugestão é utilizar esse recurso para receber notificações apenas de pessoas – e, se possível, tirar o som dos alertas. 

Desative as notificações de aplicativos de corrida, de delivery e similares. Muitas vezes, você nem os abre, mas essas notificações são um convite para abrir as redes sociais. 

2 - Afaste-se do celular em momentos que exigem concentração ou descanso

Evite pegar o seu smartphone pelo menos uma hora antes de dormir. O mesmo vale para quando você estiver acordando: não deixe que mexer no celular se torne a primeira ação do seu dia. 

Além disso, se possível, deixe-o em outro cômodo da casa durante momentos que exigem concentração no trabalho ou nos estudos. Isso garante que você terá mais atenção e menos distrações para esses momentos. 

3-  Respeite suas refeições

Não olhe para o seu smartphone ou assista televisão durante as refeições. Essa atitude faz com que você se distancie da comida e não preste atenção naquilo que come, diminuindo a sensação de saciedade e até prejudicando a digestão. 

4 - Estabeleça um limite de tempo 

Determine um limite diário para checar o celular. Você pode combinar consigo mesmo de acessar as redes sociais e portais de notícias apenas 3 vezes por dia, pela manhã, à tarde e à noite, durante 30 minutos no máximo.

5 - Guarde o seu celular quando estiver na companhia de outras pessoas

Vai sair com seu grupo de amigos ou visitar os familiares? Deixe o celular de lado e aproveite o momento com aqueles que você ama. 

6 - Um dia longe das redes sociais

Escolha um dia da semana para não acessar as redes sociais nem grupos do WhatsApp. Isso permitirá que você tenha mais tempo para se dedicar àquilo que realmente é importante, como seus amigos, familiares, objetivos e sonhos. 

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Conclusão

Neste artigo, falamos sobre detox digital, explicando o que é e como identificar se você está precisando de um em sua vida. 

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