Ter sucesso e satisfação profissional é um sonho compartilhado por muitas pessoas, não é mesmo? E tudo isso é resultado de um longo processo.

Hoje, vamos responder a pergunta sobre sobre como se destacar no trabalho.

Primeiro, tenha em mente que a sua rotina é mais do que simplesmente fazer tarefas, de forma mecânica.

É também sobre construir relacionamentos positivos, colaborar, aprender e, é claro, evoluir.

Aqui, vamos mostrar 14 dicas sobre como você pode se destacar no trabalho e se tornar, cada vez mais, um profissional feliz e bem-sucedido.

Neste artigo, você vai conferir:

1. Seja pontual
2. Mantenha-se organizado
3. Seja proativo
4. Seja flexível
5. Seja positivo
6. Compartilhe ideias
7. Seja um bom ouvinte
8. Seja atencioso ao escrever e falar
9. Procure sempre fazer o trabalho com excelência
10. Peça feedback continuamente
11. Seja criativo
12. Fique de olho nas tendências do mercado de trabalho
13. Esteja sempre disposto a aprender coisas novas
14. Invista em uma formação de excelência
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1. Seja pontual 

Quando você cumpre corretamente os seus horários, você demonstra profissionalismo e firma um “contrato de confiança” com o empregador.

Por isso, sempre chegue pontualmente ao trabalho, para iniciar seu expediente, e evite chegar atrasado.

Obviamente, imprevistos podem acontecer. Contudo, não deixe que atrasos virem rotina.

2. Mantenha-se organizado 

A organização deve ser um imperativo no seu ambiente de trabalho e ela refere-se a muitos aspectos.

Primeiro, mantenha a sua mesa de trabalho limpa e organizada. Ainda, seja organizado em relação a sua agenda. Sempre cumpra os prazos solicitados.

Em muitos trabalhos, há arquivos compartilhados. Caso você utilize arquivos na nuvem com os seus colegas, mantenha-os organizados e propriamente nomeados. Isso facilita na hora de procurar algo.

Se os arquivos forem físicos, procure deixá-los em pastas devidamente etiquetadas e nos locais apropriados.

3. Seja proativo

Conforme o dicionário, a palavra “proatividade” significa

Característica de quem busca identificar ou resolver os problemas por antecipação, com antecedência; presteza, diligência.

Ser uma pessoa proativa implica muitas atitudes. Esteja disposto a aprender coisas novas sobre a sua área. E, ainda, disposto a ajudar os seus colegas e a tomar iniciativa para solucionar problemas.

4. Seja flexível

A flexibilidade é a capacidade de se ajustar a mudanças de curto prazo, com rapidez e calma.

No trabalho é preciso lidar com tarefas inesperadas de forma eficaz, sem desespero. Quando você se depara com um problema, ofereça uma variedade de soluções para corrigi-lo.

5. Seja positivo

Ser positivo pode colaborar com um ambiente de trabalho saudável e produtivo.

Quando você controla pensamentos e emoções negativas, você consegue enxergar com mais clareza soluções para quando os problemas surgirem.

Quando você muda a mentalidade de “tenho muitos problemas” para “tenho muitas oportunidades”, com certeza o seu trabalho será mais proveitoso.

6. Compartilhe ideias

Quando você puder colaborar com ideias e sugestões, faça-o. Não se sinta com vergonha. Muitas vezes, uma ideia que você considera boba, pode ser a solução para algum problema.

7. Seja um bom ouvinte

Compartilhar ideias é ótimo, porém nossas habilidades comunicacionais precisam englobar, mais do que tudo, a escuta.

Sempre faça uma escuta ativa do que seus chefes ou colegas de trabalho dizem. Preste atenção na mensagem que está sendo passada e não simplesmente nas palavras. Esse é o princípio de uma escuta ativa. Para isso:

  • Procure manter o foco, sem se distrair com pensamentos externos. Tenha atenção plena no momento;
  • Olhe nos olhos do locutor;
  • Reflita sobre o que foi dito;
  • Quando necessário, faça perguntas para esclarecer certos pontos.

8. Seja atencioso ao escrever e falar

É preciso ter muita empatia no ambiente de trabalho.

Isso porque vamos lidar com muitas pessoas que carregam diferentes personalidades e experiências consigo. E, às vezes, vamos ter contato com essas pessoas em uma situação estressante.

Procure aplicar a dica anterior: sempre escute com atenção. Quando você se dirigir a alguém, seja por e-mail ou numa conversa, trate a pessoa com cordialidade, respeito e atenção.

9. Procure sempre fazer o trabalho com excelência

Uma tarefa, por mais simples que seja, deve ser feita com excelência. Evite fazer as coisas de “qualquer jeito” ou, ainda, procrastinar. Dedique o tempo certo para fazer entregas de qualidade.

Dê o seu “melhor possível” nas tarefas diárias. Isso não significa perfeição, mas sim esforço e comprometimento.

Ainda, sempre procure inserir inovações e melhorias nas suas práticas.

10. Peça feedback continuamente

O feedback construtivo é uma ferramenta muito importante no local de trabalho. Em algumas empresas, a prática do feedback já está implementada no seu sistema.

O feedback é o momento em que o seu gestor diz como está o seu trabalho e indica alguns pontos de melhoria.

Blocos de anotação e smartphone

11. Seja criativo

A criatividade não está somente ligada com a área artística. Ela pode ser aplicada em qualquer área de trabalho, pois criatividade é sobre inovação.

Você pode ser criativo quando propõe uma solução inovadora para a área de Recursos Humanos, implementa um sistema de controle que ajude o seu setor, entre outras ações cotidianas.

Sempre que puder, seja criativo para propor melhorias na empresa! 😀

12. Fique de olho nas tendências do mercado de trabalho

O mercado de trabalho muda constantemente. Com as novas tecnologias, novas práticas são incorporadas e é importante que você tenha conhecimento sobre elas.

Recentemente, o Fórum Econômico Mundial divulgou um relatório que trouxe as 10 habilidades mais importantes para os profissionais até 2025:

  1. Pensamento analítico e inovação;
  2. Solução de problemas complexos;
  3. Análise e pensamento crítico;
  4. Criatividade, originalidade e iniciativa;
  5. Argumentação, solução de problemas e ideação;
  6. Aprendizado ativo e estratégias de aprendizagem;
  7. Resiliência, tolerância ao stress e flexibilidade;
  8. Liderança e influência social;
  9. Uso, monitoramento e controle da tecnologia;
  10. Design de tecnologia e programação.

Ah! E aposte nas técnicas de marketing pessoal para apresentar as novas habilidades que está aprendendo para o mercado.

13.Esteja sempre disposto a aprender coisas novas

Você já ouviu falar em lifelong learning?

Essa expressão é bem famosa no mundo corporativo. Ela significa que o aprendizado no mercado de trabalho precisa ser contínuo. Assim, nunca é cedo ou tarde demais para aprender algo novo.

O profissional precisa estar atento para as novidades, conhecendo e adquirindo novas técnicas e, também, precisa ter a mente aberta para evoluir como profissional, aprimorando habilidades de trabalho em equipe, liderança e comunicação.

Aprenda o máximo que puder com cada experiência de trabalho que tiver.

14. Invista em uma formação de excelência

Escolha uma Instituição de excelência para investir na sua formação.

Sempre quando você cogitar fazer algum curso, pesquise na internet quais são as vantagens oferecidas pela Instituição de Ensino, as disciplinas, o corpo docente, como é a estrutura física e quais os projetos de extensão que você pode participar.

Instituições de ensino comprometidas com a experiência de aprendizado capacitam excelentes profissionais para o mercado de trabalho. Pois o ensino trouxe toda bagagem necessária para encarar desafios e propor soluções inovadoras.

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