Tags: Ensino Superior

O TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) é requisitado para se formar na grande maioria das graduações brasileiras. Não é à toa que muitas pessoas, mesmo antes de chegar nessa etapa do curso, já temem o famoso trabalho. 

E não é para menos: ainda é muito comum que muitos estudantes cheguem no momento de fazer o TCC com muitas dúvidas. Isso é muito normal, afinal é muito provável que seja a primeira vez que você faça um trabalho desse porte. 

Contudo, é importante destacarmos que o TCC não é nenhum bicho de sete cabeças. Com planejamento, organização e um bom entendimento das etapas do trabalho, é possível garantir uma boa nota e se aproximar do diploma. 

Neste artigo, vamos nos deter a uma parte específica do TCC: a metodologia. Ela deve ser pensada antes de escrever o trabalho e é um dos primeiros passos para iniciar sua pesquisa. 

Quer descobrir como fazer a metodologia do TCC? Continue a leitura!

Confira:
O que é a metodologia no TCC 
Passo a passo para fazer a metodologia do TCC 
Os erros mais comuns na hora de fazer a metodologia do TCC 
Conclusão

Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se grátis.

O que é a metodologia no TCC 

A metodologia do TCC é uma descrição detalhada do caminho que você percorrerá para executar seu processo de pesquisa do trabalho. Ou seja, ela orienta em relação aos procedimentos para a coleta e para a análise de dados.

Sendo assim, podemos dizer que a metodologia é essencial para dar norteamento a sua pesquisa. Por isso, ela deve ser definida antes de começar a pesquisar e escrever o TCC, sendo um dos primeiros passos do planejamento do trabalho. 

Além de definir seu método de pesquisa e análise, a metodologia do TCC ajuda outros pesquisadores a entender seus passos, estando aptos para reproduzir sua pesquisa. 

É através dela que o leitor do seu TCC saberá como você fez a sua pesquisa e se seus resultados são verificáveis e confiáveis. Ou seja, a metodologia é responsável pela organização e legitimação do seu trabalho.

Propósito, abordagem e técnicas

A escolha da metodologia do TCC é feita com base no propósito do trabalho, nas técnicas que podem ser utilizadas para levantar dados sobre o tema e na forma como esses dados podem ser abordados no trabalho. 

A seguir, explicamos mais sobre cada uma dessas etapas. Confira:

1. Propósito

O propósito é a finalidade da sua pesquisa. Ou seja, aquilo que você pretende atingir durante o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso. 

Os três tipos de propósito mais comuns são: pesquisa exploratória, pesquisa descritiva e a pesquisa explicativa.

A escolha entre esses três deve ser feita com base no tema que você vai desenvolver ao longo do seu trabalho. Confira:

Exploratória

A pesquisa exploratória permite uma maior interação entre você e o tema que será desenvolvido, já que é um assunto pouco conhecido e explorado. Por ser bastante específica, assume a forma de um estudo de caso.

Como exemplo, temos um pesquisador que procura uma resposta sobre a queda de um determinado produto no mercado. Para descobrir o motivo, ele terá que se aprofundar nas hipóteses para encontrar quais as causas contribuíram para essa queda.

Descritiva

O objetivo dessa pesquisa é descrever as características de uma população, de uma experiência ou de um fenômeno. Nesse tipo de pesquisa, o assunto já é conhecido e o seu papel será apenas de proporcionar uma nova visão sobre ele.

Explicativa

Na explicativa, a pesquisa explica a razão e o porquê dos fenômenos, já que você vai aprofundar o conhecimento explorado em seu tema. 

Ela está mais direcionada às ciências físicas e naturais.

2. Abordagem

É na abordagem que você vai definir se os dados coletados pela pesquisa serão de forma quantitativa ou qualitativa. Entenda o que é cada uma delas:

Quantitativa

É a pesquisa que aponta por meio de números a frequência e a intensidade dos comportamentos dos indivíduos de um determinado grupo.

Em sua pesquisa quantitativa, você deve aplicar as ferramentas estatísticas, mas pode usar gráficos e tabelas para mostrar os resultados. Dessa forma, você transmite mais confiabilidade às soluções.

Qualitativa

Nessa pesquisa, há um levantamento e coleta de dados sobre as motivações de um grupo que são mais subjetivos. Ela busca compreender e interpretar determinados comportamentos, opinião, expectativa, sentimentos, percepções, entre outros aspectos imateriais.

Uma abordagem qualitativa não tem o intuito de obter números como resultados, mas sim entender qual o caminho para a tomada de decisão correta sobre o problema do seu tema.

como fazer a metodologia do TCC - pessoa escrevendo em caderno cercada de itens escolares

3. Procedimentos ou técnicas

Esse é o momento de selecionar as técnicas que você utilizará para fazer a coleta dos dados. 

Para isso, é essencial relacionar os procedimentos que serão aplicados durante a sua pesquisa com o objetivo do seu trabalho. É muito importante que as técnicas utilizadas se relacionem com o propósito e com a abordagem da pesquisa.

Confira algumas das técnicas mais utilizadas para coleta de dados:

Entrevistas

É um diálogo entre um entrevistador (pesquisador) e entrevistado. São formuladas perguntas para obter maiores informações da pessoa entrevistada. É possível entrevistar uma pessoa ou um grupo, tudo depende dos seus objetivos de pesquisa. 

Análise de documentos

É a análise documental de sites, revistas, jornais, livros e relatórios. Também é possível consultar documentos legais para realizar uma pesquisa mais aprofundada, como leis, regulamentos, decretos, regras e normas técnicas.

Pesquisa de campo

É a observação direta, indireta ou participativa de um fenômeno, pessoa ou grupo social. Ao utilizar essa técnica, o seu trabalho científico poderá obter respostas mais assertivas ao coletar informações relevantes para o problema do tema. 

Revisão bibliográfica

Por fim, mas não menos importante, a revisão bibliográfica também é uma técnica para levantamento de dados. 

Ela permite que você conheça o que os principais autores que estudam sua temática têm a dizer sobre o assunto. A revisão bibliográfica é uma etapa fundamental de qualquer TCC. 

Passo a passo para fazer a metodologia do TCC 

Agora que você já sabe o que é e quais elementos compõem a metodologia do TCC, vamos explicar passo a passo como começar a sua:

1. Escolha a metodologia que você vai usar na sua pesquisa (e explique o porquê)

O primeiro passo para começar sua metodologia  é definir o método de pesquisa que você utilizará e explicar por que ele é o mais adequado para alcançar os seus objetivos geral e específicos. 

Lembre-se de que a metodologia deve estar adequada com o tema e o propósito do seu trabalho, e não o contrário. Ter esse entendimento é fundamental para escolher a metodologia mais adequada e começar o seu TCC com o pé direito.

2. Faça um levantamento bibliográfico sobre a metodologia

Depois de definir a sua metodologia, é hora de levantar a bibliografia relacionada e estudar os principais autores que abordam ela. Isso permitirá que você tenha um conhecimento aprofundado do método que você utilizará em seu TCC, tornando o processo mais tranquilo e diminuindo a possibilidade de erros.

3. Defina a abordagem dos dados

Após identificar o melhor método de pesquisa para o seu TCC, você deve delimitar a forma como vai abordar os dados: quantitativa ou qualitativa.

Assim como nos passos anteriores, essa escolha depende dos objetivos do seu trabalho e da sua pesquisa. 

4. Defina quais técnicas você vai usar para coletar os dados 

O último passo é definir as técnicas que você utilizará para coletar os dados da sua pesquisa. Os procedimentos de coleta de dados se relacionam com outros passos e também devem estar de acordo com a finalidade do seu trabalho. 

Para entender os passos que mencionamos acima, observe o exemplo abaixo retirado do portal Tua Carreira:

O método de pesquisa utilizado é o _______, onde foram usadas as técnicas de coleta de dados, também ______. De acordo com __________ (deve-se especificar o ano e página), a pesquisa __________ não busca enumerar ou medir eventos. Ela serve para obter dados descritivos que expressam os sentidos dos fenômenos. A pesquisa foi desenvolvida a partir de:

  1. Pesquisa bibliográfica – os conceitos analisados foram: aqui você precisa especificar quais foram as leituras usadas por você para embasar a sua pesquisa científica. Os principais autores que contribuíram com o trabalho foram: você precisa colocar o sobrenome de todos os autores e o ano entre parênteses. Como exemplo: Oliveira (2010);
  1. Pesquisa de campo – especificar qual a ferramenta e a natureza usada. Deve informar a técnica usada, o que envolveu, se permitiu mensurar e testar as hipóteses.

A aplicação da entrevista aconteceu somente de forma online, através de diálogo presencial, de 10 a 20 de abril de 2017. Os entrevistados foram escolhidos conforme o seu conhecimento sobre o assunto, respeitando as delimitações geográficas. Foram feitas entrevistas nas cidades de São Paulo, Sorocaba e Campinas. As perguntas elaboradas pela Melitta foram levadas em consideração, mas houve uma preocupação em testar novas possibilidades. A entrevista, composta por perguntas exploratórias, foi aplicada em 10 pessoas.

Os erros mais comuns na hora de fazer a metodologia do TCC

A seguir, apresentamos alguns dos erros mais comuns na hora de desenvolver a metodologia do TCC. Conheça quais são:

  • Fazer a metodologia com pressa e pouca atenção
  • Deixar o assunto em aberto para ir mudando de direção de acordo com a disponibilidade de material de pesquisa
  • Não pensar no problema a ser estudado e resolvido
  • Pensar que o que importa mesmo é entregar seu trabalho até o prazo final de entrega
  • Deixar para pensar em objetivos ao longo do processo da pesquisa
  • Fazer uma revisão rápida, pois “o que importa mesmo é a pesquisa em si”
New call-to-action

Conclusão

Neste artigo, explicamos como fazer a metodologia do TCC. Se você gostou desse conteúdo, leia também:

Inscreva-se no nosso Blog

Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se grátis.

O que você achou dessa publicação?

Deixe o seu comentário abaixo.

BUY On HUBSPOT