Você se lembra de quando era criança e pensava no que seria quando crescesse e como escolheria uma profissão? Médico, Advogado, Astronauta, Super-Herói, Professor…

Muitas são as profissões que desde o início da vida acabam nos chamando a atenção.

Algumas, a gente leva para a vida adulta, e outras se perdem no caminho. Até que chegue a hora de decidir o que quer ser. Ou seja, a hora de decidir qual carreira seguir.

Mas como escolher uma profissão? Preparamos para você algumas dicas e caminhos podem ajudar na hora dessa importante tomada de decisão.

Use sua nota do Enem e ganhe bolsa na sua graduação EAD!

Quem é você, e quais são suas habilidades?

Um bom começo é fazer uma autoanálise. Quem é você? O que sabe fazer? O que gosta de fazer? Fazendo esse pequeno recorte já é possível começar a mapear a profissão ideal para seguir.

Por exemplo: a pessoa tem o sonho de trabalhar com a área da saúde, mas não consegue ver sangue. Tudo está perdido? Não. Mas que tal então entender mais sobre psicologia e saúde mental? Assim você cuida de pacientes também, só que de outra forma.

Ou supondo que você tenha habilidade com números. Mas se sua preferência é mais para o lado de gestão e controle, Ciências Contábeis pode ser o curso ideal. Ou se você gosta de estruturas, pode seguir a carreira de Engenheiro Civil.

Uma coisa é certa: todos temos alguma habilidade e existe uma infinidade de profissões onde você pode aplicar as suas e ter sucesso na carreira que escolher. Além disso, existem diferentes testes vocacionais gratuitos disponíveis na internet que podem ser uma boa opção para que você comece a dar match entre o que você gosta e qual profissão irá se encaixar.

Outro ponto importante é você escolher a sua própria profissão. Sim! É você que vai seguir esse caminho, então não faça nada para agradar os outros e também não tenha medo de arriscar. Se ao final da graduação, atuando na área de formação, outra carreira te interessar, tudo bem também. As instituições de ensino têm uma modalidade de ingresso que se chama “ingresso diplomado”. Ou seja, não precisa prestar vestibular novamente, e ainda pode aproveitar algumas disciplinas que você já cursou anteriormente. Possibilidades de encontrar sua realização profissional não faltam!

como-escolher-profissao

Procure profissionais da área

Depois de mapear e decidir, é hora de procurar profissionais da área. Você pode começar procurando vídeos na internet. Existem diversos canais falando sobre profissões e mercado de trabalho. Não só sobre como foi escolher a profissão, mas também como é a rotina da faculdade. Outra forma é entrando em contato com profissionais e marcando entrevistas ou bate-papos. Uma dica caso você não conheça ninguém da área onde deseja atuar, é criar um perfil profissional no Linkedin, e lá encontrar os profissionais da área.

Depois de encontrar essas pessoas, não tenha medo de tirar o maior número de dúvidas possíveis. Pesquise sobre o que os artigos dizem a respeito do tema e sobre o que é fato e o que é mito. Afinal, nada melhor do que sanar suas dúvidas com quem já está trabalhando com o que você almeja no futuro.

Pesquise instituições de ensino

Se a profissão que você escolheu, exige ensino superior, procure perto de você quais delas oferecem o curso que você busca.

Visite as unidades, pois mesmo que você escolha pelo ensino a distância, normalmente existe uma estrutura presencial a sua disposição.

Como é o caso dos cursos de graduação EAD da UNIFEOB. Existem diversos cursos tecnólogos, bacharelados, e licenciaturas e o melhor: há muitas vantagens para quem escolhe a EAD.

Inclusive, na hora de escolher a profissão e ingressar na faculdade, existem alguns tipos de cursos, como os citados anteriormente: os tecnólogos, os bacharelados e as licenciaturas. Mas você sabe a diferença entre eles?

• Os cursos tecnólogos têm duração média de 2 a 3 anos. É um formato de graduação onde você aprende em um tempo menor sobre uma área mais específica. Como Tecnólogo em Marketing, Tecnólogo em Gestão de RH ou Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. A média salarial de quem tem formação como tecnólogo fica entre R$ 3.768,00 e R$ 5.242,00 por mês, variando conforme a área de atuação.
  • Os cursos de bacharelado têm uma duração um pouco mais extensa. Levam de 3 a 6 anos para você ter o diploma. Esse tipo de graduação prepara profissionais mais generalistas, mas com uma boa base de conhecimento na profissão. Alguns exemplos de bacharelados são Administração, Ciências Contábeis e Engenharia como Civil ou de Produção. A média salarial varia conforme o curso e área de atuação, mas pode ficar entre R$3.000,00 a R$9.800,00.
  • Já a licenciatura prepara o profissional para poder dar aulas. Seja ela na rede privada ou pública, e até mesmo com atuação nas empresas com educação corporativa. Alguns exemplos de cursos desse tipo são Pedagogia e Letras. A média salarial fica entre R $1.400 a R$3.800,00.

como-escolher-profissao-estudante-com-celular

Pesquise sobre o mercado de trabalho

Por vezes, faltam profissionais qualificados no mercado, ou o mundo moderno exige novas profissões que não existiam até pouco tempo atrás. Entender isso faz parte também de como escolher uma profissão.

Recentemente, o LinkedIn fez uma lista das 15 profissões em alta no Brasil no ano de 2020. Para Milton Beck, diretor regional da rede social na América Latina “O mercado de trabalho, assim como outras esferas da vida na era da digitalização, vive uma dinâmica acelerada de transformações, às quais, muitas vezes, parecemos não ter tempo.

De modo geral, escolher uma profissão não é uma tarefa fácil, mas com calma e paciência essa escolha pode ser muito bem pensada, e render boa satisfação profissional.”

Tem mais alguma dica sobre como escolher uma profissão? Compartilhe conosco nos comentários! Para conhecer os cursos de graduação EAD da UNIFEOB, clique aqui.