Tags: ENEM

A prova do Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) é uma das mais importantes para quem deseja conquistar o diploma de ensino médio e seguir com seus estudos.  

Para alcançar uma boa nota neste exame, é essencial se sair bem em todas áreas do conhecimento avaliadas, entre elas a de Ciências Humanas e suas Tecnologias

Pensando nisso, neste artigo, falamos mais sobre as competências cobradas na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias do Encceja e explicamos como usar sua nota do exame. Fique conosco! 

Acompanhe a seguir:  
Como são as provas do Encceja  
As competências de Ciências Humanas e suas Tecnologias do Encceja O que fazer com sua nota do Encceja 

Descubra os segredos para tirar nota 1000 na redação do ENEM!

Como são as provas do Encceja 

O Encceja é uma prova que tem como objetivo certificar o conhecimento de jovens e adultos que não terminaram os estudos durante a idade escolar. 

O exame avalia os conhecimentos dos candidatos nas áreas de Humanas, Exatas, Biológicas e Linguagens. 

Essa é uma prova muito importante para todos aqueles que tiveram que parar de estudar por algum motivo, mas desejam conquistar o diploma do ensino médio ou do ensino fundamental.  

Na prova do Encceja do ensino fundamental, são cobradas as seguintes matérias: 

  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação; 
  • Matemática; 
  • História e Geografia; 
  • Ciências Naturais. 

Já a prova do Encceja do ensino médio é dividida em: 

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; 
  • Redação; 
  • Matemática e suas Tecnologias; 
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias; 
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias. 

As provas são aplicadas uma vez ao ano pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), mesmo órgão responsável pelo Enem. 

Falando do Encceja para o ensino médio, o exame conta com 30 perguntas de múltipla escolha para cada área do conhecimento — Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. 

Além disso, os candidatos também precisam fazer uma redação sobre um tema proposto.  

Todas as provas são aplicadas no mesmo dia, de manhã e à tarde. Apesar da semelhança com o Enem, a prova do Encceja é feita unicamente para o propósito do diploma. 

Assim, conta com esquema de pontuação diferente, como a análise de diferentes competências que veremos a seguir.  

Para conquistar a certificação tanto de ensino fundamental quanto médio, o candidato precisa alcançar a pontuação mínima de 100 pontos em cada prova e tirar pelo menos nota 5 na redação.  

As competências de Ciências Humanas e suas Tecnologias do Encceja 

Ciências Humanas e suas Tecnologias Encceja - pessoa preenchendo gabarito de prova

Na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias do Encceja, são avaliados os conhecimentos dos candidatos nos campos de história, geografia, sociologia e filosofia.  

Além disso, os temas estão sempre relacionados com algum ponto da sociedade, o que pode ajudar na hora de escolher a alternativa correta.  

Entre os assuntos que podem cair na seção de Ciências Humanas e suas Tecnologias do Encceja, estão:  

  • cultura e identidade; 
  • territórios e nacionalidades; 
  • Estado e governo; 
  • direitos e cidadania;  
  • impactos ambientais na sociedade; 
  • relação entre homem e espaço; 
  • globalização.  

A partir desses temas, são analisadas diferentes competências. É interessante entender quais são elas para que o candidato consiga estudar aquilo que tem mais dificuldade.  

Todas as questões do exame estão relacionadas de alguma maneira com as competências a seguir, que são, segundo o Inep: 

  • M1 – Compreender os elementos culturais que constituem as identidades. 
  • M2 – Compreender as transformações dos espaços geográficos como produto das relações socioeconômicas e culturais de poder. 
  • M3 – Compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e econômicas, associando-as aos diferentes grupos, conflitos e movimentos sociais. 
  • M4 – Entender as transformações técnicas e tecnológicas e seu impacto nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social. 
  • M5 – Utilizar os conhecimentos históricos para compreender e valorizar os fundamentos da cidadania e da democracia, favorecendo uma atuação consciente do indivíduo na sociedade. 
  • M6 – Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos.  

Conhecer essas competências é essencial para seus estudos. Afinal, você pode focar naquilo que o exame realmente vai avaliar e aumentar suas chances de alcançar a nota necessária. 

O que fazer com sua nota do Encceja 

O Encceja ajuda muitas pessoas a conquistarem o diploma de ensino fundamental e médio, o que é essencial para dar seguimento aos estudos e ingressar no mercado de trabalho. 

Com o certificado de conclusão do ensino médio, último nível de certificação que o Encceja proporciona, você poderá ingressar em um curso técnico ou em uma faculdade, conquistando um diploma de ensino superior. 

Vale lembrar que hoje em dia existem muitas possibilidades de cursos superiores, com opções presenciais e EAD nas mais diversas áreas de conhecimento.  

Então, organize seus estudos e se prepare bem para o Encceja. Ele é o primeiro passo para uma um futuro promissor e de mais oportunidades! 

Use sua nota do Enem e ganhe bolsa na sua graduação EAD!

Inscreva-se no nosso Blog

Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se.

O que você achou dessa publicação?

Deixe o seu comentário abaixo.

BUY On HUBSPOT