Conhecer as áreas de marketing é essencial para quem quer apostar nessa carreira promissora.

Afinal, o ramo permite uma série de atividades distintas. Você sabia disso?

É possível atuar, por exemplo, no meio digital, mas há também a possibilidade de seguir na criação de produtos ou pelo caminho da pesquisa.

E essas são só algumas das oportunidades.

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O que é a área de marketing?

A área de marketing é responsável por implementar um conjunto de estratégias e ações com o propósito de atender às necessidades e desejos do consumidor.

De modo geral, a comercialização de produtos e serviços, o fortalecimento da imagem da marca e o relacionamento com os clientes são as principais atividades do departamento. 

Muita gente se pergunta sobre a origem do nome marketing.

A palavra não tem uma tradução direta para o português. 

No entanto, ela deriva de market, que quer dizer mercado.

Quem é o profissional de marketing?

O profissional de marketing, também chamado (raramente) de mercadólogo, é quem fica a cargo de colocar em prática um conjunto de técnicas de marketing.

Para isso, ele estuda o mercado, o comportamento dos consumidores e compreende os objetivos de negócio da empresa.

No dia a dia, também é encarregado de mensurar a efetividade das ações.

Qual o perfil do profissional?

O profissional de marketing é criativo.

Afinal, ele precisa encontrar formas diferentes de atrair e encantar o consumidor.

Além disso, é alguém com desejo de aprender e que está sempre atento às tecnologias e tendências.

Você é assim?

Então, o curso pode ser o ideal para você.

Mais adiante falaremos sobre outros aspectos importantes para considerar na hora de tomar a sua decisão.

Quais as áreas do marketing nas quais o profissional formado pode atuar?

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Você se lembra que falamos logo no início do artigo sobre as principais atividades do profissional de marketing?

Então, agora você confere as áreas em que é possível atuar:

Produto

No marketing de produto, o profissional tem a incumbência de criar estratégias e ações para inserir um produto no mercado com sucesso.

E a atividade não se resume apenas ao lançamento.

Cabe a ele também atrair clientes para o produto, definir o posicionamento e usar os canais adequados.

Inbound marketing

Inbound marketing é uma área que vem crescendo cada vez mais.

Afinal, trata-se do uso de canais digitais para a atração de clientes.

Nessa estratégia, que pode ser baseada em meios e ações diversas, o público é atraído até a marca por algum interesse. 

A troca de um e-book por informações cadastrais, por exemplo, é uma forma de praticar inbound marketing.

Assim, além de ser uma atração não invasiva, o investimento tem o custo relativamente baixo.

Neuromarketing

O Neuromarketing é um daqueles assuntos que despertam o interesse de quem é aficionado por ciência e psicologia.

Isso porque ele une os dois campos, juntamente com o do marketing, para estudar o comportamento do consumidor.

É fundamental para entender como o cliente age e definir as melhores estratégias de acordo com seus hábitos e jornada de consumo.

Consultoria

A consultoria é uma área ideal do marketing para quem sonha em abrir o próprio negócio.

É possível atuar como consultor de marketing, prestando suporte às empresas de diferentes portes e segmentos.

Normalmente, o profissional é contratado para realizar um diagnóstico da organização/marca para criar um plano de ações consistente, que traga bons resultados.

Marketing Digital

O marketing digital é bastante vasto.

Isso significa que existem inúmeras atividades que podem ser feitas na internet.

Como analista, é comum que o profissional atue em duas grandes partes: Search Engine Optimization (SEO) e Search Engine Marketing (SEM).

Na primeira, o profissional trabalha para conquistar um ranqueamento orgânico, enquanto na segunda, ele se apoia na mídia paga. 

Endomarketing

O elemento de composição “endo” denota interioridade. 

Dessa forma, endomarketing é o marketing interno. 

Ou seja, que é realizado dentro da empresa, voltado para os funcionários, e não para os clientes.

Você já ouviu a expressão “vestir a camisa da empresa”, não é mesmo?

Trata-se exatamente disso.

O profissional de endomarketing é quem cria ações e estratégias para manter as equipes motivadas e conectadas ao propósito da marca.

E-commerce

O e-commerce é um dos principais tipos de negócios digitais.

Embora tenha outros profissionais envolvidos, como especialistas em logística, o marketing é parte importante do trabalho.

Por isso, é possível seguir nessa área, promovendo publicidade online para atrair os clientes, além de estratégias de relacionamento, para que a compra seja recorrente.

Marketing de relacionamento

Por falar em relacionamento, vamos à área de marketing especialista neste assunto.

Alguma vez você já escutou alguém dizer que atrair um cliente custa entre cinco e sete vezes mais do que manter um atual?

Quem disse isso foi Philip Kotler, considerado o guru do marketing.

Por essa razão, vale sempre a pena investir em marketing de relacionamento para manter o cliente bastante próximo. Ou, melhor dizendo, fidelizado.

Como é  o mercado de trabalho para quem se forma em marketing?

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Há quem diga que o marketing representa um mercado saturado.

Mas será que é isso mesmo?

A verdade é que o cenário é bastante competitivo.

Afinal, como as técnicas são imprescindíveis para qualquer negócio, muitos indivíduos se arriscam a aplicá-las mesmo sem ter formação na área.

No entanto, essa realidade não reflete os resultados esperados.

O marketing requer conhecimento e qualificação.

Por isso, quem investe em educação encontra seu espaço.

Outro fato é que a atividade está em alta, principalmente o marketing digital.

Prova disso é que mais de um terço dos diretores da área crêem que o marketing online será responsável por 75% do investimento da área nos próximos cinco anos.

Qual área do marketing oferece os melhores salários?

A Exame realizou um levantamento com especialistas de recrutamento para identificar as tendências de vendas e marketing, e concluiu que o marketing online é uma das áreas com alta demanda e bons salários.

Confira alguns dos cargos em destaque:

  • Analista de Web Analytics: entre R$ 2 mil e R$ 8 mil
  • Especialista em E-commerce: entre R$ 3 mil e R$ 8 mil
  • Analista de Comunicação: de R$ 3.600 a R$ 8 mil
  • Analista de Inteligência de Mercado: entre R$ 2 mil e R$ 11 mil
  • Coordenador de Marketing digital/mídias sociais: de R$ 5 mil a R$ 12 mil
  • Gerente de Marketing: de R$ 11 mil a R$ 26 mil
  • Gerente de Produtos – Bens de Consumo: de R$ 16 mil a R$ 20 mil + variável
  • Gerente de Transformação Digital: de R$18 mil a R$ 20 mil.

Quais as competências do profissional de marketing?

Para que seja capaz de executar todas as tarefas, o profissional de marketing precisa de algumas competências.

Além da criatividade, da vontade de aprender e de ser alguém antenado, outras habilidades são imprescindíveis.

O profissional de marketing também precisa ser organizado e ter iniciativa e autonomia.

O trabalho exige ainda muita análise, e a capacidade analítica faz toda a diferença no dia a dia.

Outros atributos que fazem parte do perfil são: boa comunicação, excelente relacionamento interpessoal e empatia.

Onde uma pessoa formada em marketing pode trabalhar?

Quem se forma em marketing, além de encontrar várias áreas para atuar, também pode trabalhar em lugares diversos.

Há oportunidades de emprego em organizações públicas e privadas, ONGs e agências de publicidade.

Vale lembrar que o profissional também pode atuar como autônomo ou abrir seu próprio negócio.

O futuro das áreas de marketing

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Com tamanha tecnologia que o mundo tem hoje, é comum refletirmos sobre o futuro das profissões.

E, com o marketing, não é diferente.

O que esperar de uma área que muda constantemente de acordo com as transformações digitais e de comportamento?

Bem, é preciso se preparar e descobrir como utilizar cada uma das tecnologias emergentes.

Big Data, por exemplo, que é a análise de grandes volumes de dados, é um dos grandes aliados do marketing hoje e do futuro.

Com base nas informações obtidas, é possível estruturar um plano de marketing adequado.

Tem também a automação e a inteligência artificial, cuja expectativa é revolucionar muitas das nossas condutas.

O profissional de marketing, portanto, deve estar pronto para trabalhar com essas tendências.

Onde cursar marketing?

E, então, o que você achou das áreas de marketing?

É com isso que você quer atuar?

Bem, se este é o caminho da sua carreira, saiba que é fundamental buscar desenvolvimento profissional.

E, para ter sucesso nessa etapa acadêmica, é importante escolher uma instituição de ensino reconhecida pelo MEC e pelo mercado de trabalho, como a UNIFEOB, que tem mais de 50 anos de experiência.

Quem se forma no curso EAD de Marketing da UNIFEOB entra no mercado com ampla visão mercadológica e publicitária.

Tudo isso devido à grade curricular completa e o corpo docente qualificado, além de outros diferenciais que você confere no site

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Conclusão

Agora que você já conhece as principais áreas de marketing, comenta aqui embaixo: qual delas é a sua favorita?

Aproveite também o espaço para escrever a sua opinião sobre o artigo e sugerir outros temas para serem abordados aqui em nosso blog.

E, então, pronto para se tornar um profissional de marketing?

Você já sabe como: inscreva-se no curso EAD da UNIFEOB e dê um passo importante na direção do seu futuro!

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