Tags: Ensino Superior

Fazer o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) é uma tarefa importante e que exige tempo.

Nesse período, muitas pessoas vão ajudar você a fazer pesquisas, aprender mais e até mesmo a relaxar entre uma sessão de escrita e outra. É para essas pessoas que existe o agradecimento de TCC.

Normalmente, deixamos o agradecimento para o fim da escrita do trabalho. Afinal, até o último momento, podem acontecer mudanças que nos fazem adicionar mais pessoas aos agradecimentos.

Porém, por ser uma seção muito particular do TCC, algumas pessoas têm dificuldades de escrevê-la.

Pensando nisso, vamos falar sobre o que escrever no agradecimento de TCC e dar alguns exemplos de textos para você se inspirar.

Aqui você vai conferir:
A estrutura obrigatória de um TCC
Quem deve ser mencionado no agradecimento do TCC
Modelo de texto de agradecimento de TCC
Entreguei meu TCC. E agora?

Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se.

A estrutura obrigatória de um TCC

A estrutura do TCC é composta de elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais. Porém, nem todos eles são obrigatórios.

Os elementos pré-textuais são:

  • Capa;
  • Folha de rosto;
  • Folha de aprovação;
  • Dedicatória;
  • Agradecimentos;
  • Epígrafe;
  • Resumo;
  • Listas;
  • Sumário.

Esses elementos devem aparecer nessa ordem. Ou seja, os agradecimentos ficam entre a dedicatória e a epígrafe, ou entre a folha de aprovação e o resumo.

Elementos textuais se referem ao texto do TCC em si, como a introdução, a metodologia, a revisão bibliográfica, a pesquisa, etc. Já os elementos pós-textuais, são as referências bibliográficas, os apêndices e os anexos.

É importante notar, no entanto, que o TCC não precisa ter agradecimentos. Essa é uma seção opcional e não conta na nota final do seu trabalho.

Ou seja, ainda que a maioria das pessoas opte por adicionar, você não precisa fazer.

Contudo, se também fizer questão de acrescentar essa parte, continue lendo para saber como escrever o agradecimento do seu TCC.

Quem deve ser mencionado no agradecimento de TCC?

O agradecimento de TCC é um texto de escrita livre. Isso significa duas coisas: a primeira é que você pode escrever no formato que desejar. Se você gosta de escrever poesias, por exemplo, nada impede que você escreva o agradecimento em versos.

O segundo significado é que você pode agradecer a quem bem entender. Todos que o ajudaram na escrita do seu TCC e durante a sua jornada acadêmica podem ser mencionados.

Você pode mencionar desde o seu orientador, que possibilitou a pesquisa junto à universidade, até seus amigos, que foram compreensivos quando você não pode sair por causa do TCC.

Alguns dos agradecimentos mais comuns são a Deus, aos pais, aos colegas de curso, aos professores e ao cônjuge. Mas, também é possível agradecer às instituições que ajudaram com bolsas de estudos, por exemplo, às pessoas que deram entrevistas, aos seus animais de estimação, enfim, a todos que foram de grande ajuda durante a escrita do trabalho.

Agradecimento de TCC - jovem de beca abraçando os pais

Você também pode agradecer àqueles que o acompanharam e o ajudaram durante o curso, mas não necessariamente no TCC.

É importante dizer que o agradecimento de TCC não tem limite mínimo ou máximo de palavras. Por isso, não se preocupe com o tamanho. O que importa é mostrar sua gratidão àqueles que apoiaram você nessa caminhada para conquistar o seu diploma.

Uma boa dica para escrever os agradecimentos é ir anotando, ao longo da escrita do trabalho, quais pessoas não podem faltar nessa página. Desse modo, quando estiver finalizado, você não vai se esquecer de nenhum nome importante.

Modelo de texto de agradecimento de TCC

O agradecimento de TCC deve ser escrito dentro das normas da ABNT. Ou seja, com a seguinte formatação:

  • Alinhamento justificado;
  • Em Arial ou Times New Roman, tamanho 12;
  • Título em letras maiúsculas e negrito (AGRADECIMENTOS);
  • Margem superior e esquerda: 3 cm;
  • Margem inferior e direita: 2 cm.

Abaixo, confira alguns exemplos de agradecimentos que você pode adaptar para o seu TCC:

Exemplo 1:

A Deus, pela minha vida, e por me permitir ultrapassar todos os obstáculos encontrados ao longo da realização deste trabalho.

Aos meus pais e irmãos, que me incentivaram nos momentos difíceis e compreenderam a minha ausência enquanto eu me dedicava à realização deste trabalho.

Aos meus colegas de turma, por compartilharem comigo tantos momentos de descobertas e aprendizado e por todo o companheirismo ao longo deste percurso.

À universidade ______, essencial no meu processo de formação profissional, pela dedicação, e por tudo o que aprendi ao longo dos anos do curso.

Exemplo 2:

Agradeço a Deus, pоr tеr permitido que eu tivesse saúde е determinação para não desanimar durante a realização deste trabalho.

Aos meus pais, que sempre me apoiaram, e aos meus amigos, que sempre estiveram ao meu lado, pela amizade incondicional e pelo apoio demonstrado ao longo de todo o período de tempo em que me dediquei a este trabalho.

Por fim, agradeço aos professores, por todos os conselhos, pela ajuda e pela paciência com a qual guiaram o meu aprendizado.

Exemplo 3:

Aos meus amigos e familiares, que muito contribuíram para a realização deste trabalho com seu apoio.

Ao professor ______, por ter sido meu orientador e ter desempenhado tal função com dedicação e amizade.

À empresa ______, pela disponibilização de estatísticas que foram de grande utilidade para a elaboração deste trabalho científico.

Por fim, ao meu esposo, que mostrou compreensão, força e amor ao longo de toda a minha trajetória.

Exemplo 4:

A todos que participaram, direta ou indiretamente do desenvolvimento deste trabalho de pesquisa, enriquecendo o meu processo de aprendizado.

Como você pode ver nesses quatro exemplos, existem muitas formas de expressar sua gratidão no agradecimento do TCC.

Seja breve ou se estenda por mais do que alguns parágrafos: o ato de agradecer é pessoal e isso é muito respeitado na criação do TCC.

Entreguei meu TCC. E agora?

Depois que o trabalho de conclusão de curso estiver pronto, você deve se preparar para defendê-lo diante da banca. Normalmente, é seu orientador quem marca um dia para isso acontecer.

Pratique bastante a sua apresentação e se prepare para esse último grande trabalho da sua graduação.

Depois da apresentação do TCC, você vai poder trabalhar novamente no texto e modificar o que for necessário, inclusive os agradecimentos.

Finalizadas as modificações, seu trabalho vai para o repositório da universidade.

New call-to-action

Inscreva-se no nosso Blog

Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se.

O que você achou dessa publicação?

Deixe o seu comentário abaixo.

BUY On HUBSPOT